Programação infantil é destaque no Floripa Teatro

22ª edição do Festival Isnard Azevedo apresenta dez peças para crianças. Escolas da rede pública podem inscrever suas turmas para participar do evento.

O gosto pelo teatro deve começar desde cedo e, para fomentar a formação de plateia, o Festival Isnard Azevedo contempla as crianças com uma vasta programação de espetáculos que levarão o público ao mundo do lúdico e da imaginação entre os dias 17 e 25 de outubro. Inspirada na obra de Júlio Verne, a montagem “Cinco semanas em um balão”, do grupo paulista Sabre Luz de Teatro, abre a programação infantil nesta segunda-feira (19), no Teatro Pedro Ivo. O espetáculo será apresentado às 9h30 e 14h30, com mais duas sessões no mesmo horário na terça-feira (20). Toda a programação é gratuita.

Na história, Drº Fergusson, um cientista aventureiro, junto com seu amigo Drº Kennedy, um corajoso explorador, e o fiel criado Joe, partem para uma travessia pela África, a bordo de um balão, em busca de três tesouros perdidos. Durante o percurso, eles aprendem que nem toda riqueza do mundo é mais valiosa que uma grande aventura. A peça aborda a superação de obstáculos na busca da realização de sonhos e estimula o imaginário como instrumento para novas possibilidades criativas.

Viagem também é o tema do espetáculo “A Jornada de Kim”, um teatro de animação que levará a jovem menina a enfrentar desafios em busca da misteriosa Flor de Irauadí, única alternativa para salvar a sua mãe doente. Resultado do trabalho do grupo Turbina Criativa (RJ), a peça será apresentada nos dias 22 e 23, às 9h30 e 14h30, no Teatro Pedro Ivo.

Folclore e fantasia

A Cia Manipuladora de Formas Etc i Tal, de Itajaí (SC), também aposta na manipulação para entreter a criançada no Festival Isnard Azevedo, com o espetáculo “Alevanta Boi”. Na história, Matheus, um velho viajante, chega com uma carroça puxada por um boi de mamão. O veículo se transforma em palco e dá inicio à história de Pai Chico e Catirina, em um roteiro que resgata a cultura popular das histórias e cantorias de Boi (Boi-Bumbá, Bumba meu Boi, Boi de Mamão, etc.). A apresentação ocorre no dia 21, às 15h, na Praça Hermínio Silva, no Ribeirão da Ilha.

Com uma trilha sonora que vai dos sucessos da música infantil dos anos 1980 aos clássicos do Rock, a AtrapaTrupe de Teatro, de Florianópolis (SC), apresenta “A Super Banda – para todas as idades” em três sessões dentro da programação do Festival. Com uma linguagem clown, a montagem utiliza de palhaçaria, mágica, malabares, e muita alegria, para mostrar que a música é sim para todas as idades. E por falar em clássicos, a Turma do Papum resgata a história de “Alice no País das Maravilhas”, mas desta vez em uma realidade mais brasileira, na qual a personagem principal encontra inúmeros animais da fauna nacional. Serão duas sessões no dia 21, às 9h30 e 14h30, no Circo da Dona Bilica.

Diretamente do Pará, o Dirigível Coletivo de Teatro apresenta o musical “O pequeno grande aviador e o planeta invisível”. O espetáculo conta a história da vida de um “Pequeno Príncipe” que convida o público a conhecer seu planeta, sua rosa, seus vulcões e a embarcar em sua viagem interplanetária. A circulação foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014.

Integrando a mostra Quintais Cênicos, o grupo Teatro em Trâmite apresenta a contação infantojuvenil “Histórias Horripilantes”, no dia 24, às 14h30, no Micro Centro Cultural Casa Vermelha. E a Téspis Cia. de Teatro aposta na lúdica história do País das Maravilhas como inspiração para a montagem “Um, dois, três: Alice!”, que promete encantar os pequenos em duas apresentações, no dia 19, às 14h30 e 20h, no Circo da Dona Bilica.

Completam a programação infantil dois espetáculos concebidos pelo “Círculo Artístico Teodora”: “La Bella Polenta”, uma produção bilíngue (português e italiano que narra o encontro entre a espevitada brasileira Cristina e a destemida imigrante italiana Benedetta; e “Contos que a Vovó Conta”, que recria lendas do folclore brasileiro, nas narrativas da Vó Maria, personificada pela contadora de histórias Margarida Baird.

Ingressos e agendamento

Toda a programação do Festival Isnard Azevedo é gratuita. As escolas da rede pública podem solicitar reserva para os alunos assistirem aos espetáculos. O pedido deve ser feito conforme formulário disponível no site do evento (www.floripateatro.com.br) e o atendimento será feito de acordo com a disponibilidade de vagas.

Para o público em geral, os ingressos começam a ser distribuídos nas bilheterias dos teatros sempre uma hora antes da apresentação de cada espetáculo. Será permitida a retirada de dois ingressos por pessoa para cada sessão. A idade mínima para os espetáculos é recomendada com base nas informações fornecidas pelos grupos teatrais e pela avaliação da comissão organizadora do Festival.

SERVIÇO

O quê: Cinco semanas em um balão

Data: 19 e 20 de outubro (segunda e terça)

Horário: 9h30 e 14h30

Local: Teatro Pedro Ivo

Rod. SC 401, Km 5 - Saco Grande

O quê: A Jornada de Kim

Data: 22 e 23 de outubro (quinta e sexta)

Horário: 9h30 e 14h30

Local: Teatro Pedro Ivo

Rod. SC 401, Km 5 - Saco Grande

O quê: Alice no País das Maravilhas

Data: 21 de outubro (quarta)

Horário: 9h30 e 14h30

Local: Circo da Dona Bilica

Rua Manoel Pedro Vieira, 601, Morro das Pedras

Data: 23 de outubro (sexta)

Horário: 9h30 e 14h30

Local: Teatro Dionísio

Servidão Safira, 148, Ingleses

O quê: Super Banda para todas as idades

Data: 21 de outubro (quarta)

Horário: 9h30 e 14h30

Local: Teatro Dionísio

Servidão Safira, 148, Ingleses

Data: 24 de outubro (sábado)

Horário: 18 horas

Local: Praça do Poção

Final da Rua Sebastião Laurentino da Silva, Córrego Grande

Data: 25 de outubro (domingo)

Horário: 18h

Local: Praça Osni Ferreira, Monte Verde

O quê: Contos que a Vovó Conta

Data: 21 de outubro (quarta)

Horário: 14h30

Local: Casa do Teatro

Rua dos Ilhéus, nº 344, Praça XV de Novembro, Centro

O quê: Alevanta Boi

Data: 21 de outubro (quarta)

Horário: 15h

Local: Praça Hermínio Silva, Ribeirão da Ilha

Data: 22 de outubro (quinta)

Horário: 14h30 e 20h

Local: Circo da Dona Bilica

Rua Manoel Pedro Vieira, 601 – Morro das Pedras

O quê: La Bella Polenta

Data: 20 de outubro (terça)

Horário: 14h30

Local: Centro Cultural Casa Vermelha

Calçadão da Conselheiro Mafra, 590 – Centro

Data: 22 de outubro (quinta)

Horário: 14h30

Local: Círculo Artístico Teodora

Servidão do Cravo Branco nº 236, Campeche

O quê: O pequeno grande aviador e o planeta invisível

Data: 23 de outubro (sexta)

Horário: 14h e 16h

Local: Teatro SESC Prainha

Travessa Siryaco Atherino, 5.600, Centro

O quê: Um, dois, três: Alice!

Data: 19 de outubro (segunda)

Horário 14h30 e 20h

Local: Circo da Dona Bilica

Rua Manoel Pedro Vieira, nº 601, Morro das Pedras

O quê: Histórias Horripilantes

Data: 24 de outubro (sábado)

Horário: 11h30

Local: Casa vermelha

Calçadão da Rua Conselheiro Mafra, 590

Copyright © 2019 | Atré Comunicação Personalizada