Sim, isso mesmo que você leu: o seu evento também pode ser notícia na imprensa (jornais, revistas, portais, blogs, TV's e rádios). E isso vale para inúmeros formatos e portes de eventos: festas, datas comemorativas, lançamentos de produtos, desfiles, nova coleção de uma marca, congressos, feiras, shows musicais, peças teatrais etc.
Cabe à Assessoria de Imprensa criar um Plano de Comunicação, com diferentes ações para divulgar o seu evento na mídia. Algumas delas:
Notas sobre destaques da programação;
Release geral (um texto reunindo as principais informações);
Oferta de fonte (colocando o organizador à disposição da imprensa, para entrevistas);
Credenciar jornalistas para a cobertura "in loco";
Acompanhamento de entrevistas;
Clipagem (monitoramento das publicações na imprensa);
Envio de Press-Kits e convites.
Tudo pensado estrategicamente e distribuído em um cronograma detalhado, para conquistar mídia espontânea (não paga) para divulgar o seu evento e agregar ainda mais credibilidade à sua marca.
E engana-se quem pensa que a Assessoria de Imprensa deve entrar em ação apenas 30 dias antes do evento. Dependendo do porte, a data pode ser trabalhada com meses de antecedência; desta forma, a agência de comunicação responsável pode espaçar mais as demandas, mantendo o nome do evento em evidência por um prazo maior. O retorno de mídia espontânea – apresentado na Clipagem final – é uma importante ferramenta para mensurar o impacto do seu evento para as marcas envolvidas (parceiros e patrocinadores). Vamos conversar? imprensa@atrecomunicacao.com.br