top of page
Buscar

Mostra AF traz obras do Cinema Francófono ao público da capital

Na sua primeira edição, a Mostra AF de Cinema exibirá 20 filmes de diversos países cuja língua oficial é o francês, com uma homenagem especial a Paulin Soumanou Vieyra, um dos precursores do cinema africano

(Cenas do Filme Suzanne)

Florianópolis receberá, entre os dias 23 de outubro a 24 de novembro, a Mostra AF de Cinema, onde uma seleção de filmes francófonos será exibida em sessões dedicadas a novos diretores, filmes clássicos, animações, filmes do mundo, cinema africano, documentários e destaques de festivais.

As exibições acontecerão em diversos cineclubes da capital, como Fundação Cultural Badesc, IFSC, UDESC e Unisul. “A intenção da Mostra é oferecer gratuitamente o acesso ao cinema desenvolvido na França e em outros países, promovendo a formação do olhar do espectador catarinense para a cultura e o cinema francófono”, explica Gilles de La Bourdonnaye Diretor Geral da Aliança Francesa de Florianópolis.

O projeto é uma parceria da Aliança Francesa Florianópolis com a Cinemateca da Embaixada da França e Institut Français e, nesta primeira edição, o evento acontece também em parceria com o Laboratório de estudos da História da África da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, que organiza uma mostra especial em homenagem a Paulin Soumanou Vieyra, um dos precursores do cinema africano.

Nascido no Benin, Vieyra passou a maior parte de sua vida no Senegal. Integrou o grupo que realizou em 1955 o curta-metragem Afrique sur Seine (1955), considerado por críticos e pesquisadores como o primeiro filme africano.

O ciclo sobre Vieryra contará com duas sessões (dias 23 e 24 de outubro) na Fundação Cultural Badesc, onde serão exibidas as obras: Une nation est née; Sindiely; Ndiongane; Mol; C’était il y a quatre ans; Afrique sur Seine; Une Africaine sur Seine; Lamb. Após as exibições, acontecerá um debate com Stéphane Vieyra, filho do cineasta que desde 2012 é presidente da Paulin Soumanou Vieyra-Films (PSV-Films), entidade responsável pela manutenção e divulgação da obra de Vieyra no mundo.

(Cenas do documentário Afrique Sur Seine - Senegal, 1955 - Paulin Vieyra)

As demais obras especialmente selecionadas para a Mostra foram: Adama; Minha Doce Pepper Land; Alda e Maria, Por Aqui Tudo Bem; Pauline S’arrache; Louise à Beira-Mar; O Olho do Ciclone; Suzanne; A Batalha de Solferino; Ascensor para Cadafalso; A Baía dos Anjos; Barcelona ou a Morte; Não Sou um Canalha.

A Mostra AF de Cinema é uma realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com patrocínio da Engie Brasil Energia e Allflex Brasil, através da Lei de Incentivo à cultura. Apoio: Fundação Cultural Badesc, Cineclube Ó Lhó Lhó - IFSC, Cinema e Audiovisual Unisul, Cineclube Presença, Associação Catarinense de Integração do Cego, Institut Français, Cinemateca da Embaixada da França. Coordenação: Marte Inovação Cultural.

Serviço:

Onde? Cineclube Fundação Cultural BADESC Cineclube Ó Lhó Lhó - Auditório Alberto Aparecido Barbosa - IFSC Florianópolis Cineclube Presença - Auditório da Música UDESC Cineclube Cinema UNISUL - Cinema do CIC Cineclube Cinema UNISUL - Pedra Branca - Auditório C

Quando? De 23 de Outubro a 24 de Novembro

*Entrada Franca

bottom of page