top of page
Buscar

Circuito Cultural promove literatura, música, teatro, cinema e artes plásticas com 28 atividades gra

O projeto, pela primeira vez em Florianópolis neste sábado (18) e domingo (19), terá também atrações para o público infantil

Depois de percorrer outras oito cidades catarinenses, o projeto Circuito Cultural desembarca na capital, pela primeira vez, promovendo uma série de atividades gratuitas, para diferentes idades, neste fim de semana. A programação tem início na manhã de sábado, dia 18, a partir das 9h30, na esquina das ruas Vidal Ramos e Trajano – endereço em que o contêiner estará estacionado. “A nossa ideia era criar um espaço cultural móvel, através de um contêiner marítimo reformado e equipado com biblioteca e telão, possibilitando levar cultura a diferentes regiões do estado”, explica Paula Borges, idealizadora do projeto.

Para agradar diferentes públicos, a programação é bastante plural: apresentação de coral, show de rock, biblioteca com aproximadamente 300 livros, games, exposição de fotografias, encontro de desenhistas e ainda uma edição exclusiva do projeto Museus Virtuais. “Um dos propósitos do Circuito é humanizar espaços públicos, ocupando com arte e cultura acessível a todos e buscando valorizar áreas que estão menos prestigiadas pela população. E o centro de Florianópolis costuma ser bem vazio aos fins de semana”, completa Paula.

Na manhã de sábado, a partir das 9h30, as famílias podem adotar animais castrados na feira “Adote um patudo”, na rua Vidal Ramos. Às 10h, o jornalista e guia turístico Rodrigo Stüpp conduzirá o público por uma “Caminhada Histórica”, com saída do contêiner, percorrendo diferentes pontos do Centro e encerrando no Museu da Escola Catarinense (MESC).

Exposição Transborda, no MESC

Exposição Transborda, no MESC

No MESC, aliás, das 10h às 16h, a exposição “Transborda”, da fotógrafa Juliana Stringhini Ruchita, documenta pessoas em momentos de extrema sensibilidade, “em instantes que a vida passa pela borda”, explica. Em frente ao museu haverá também, às 12h15, uma apresentação de tango com a dupla Gabriel Barbugio e Roberta Franzoni.

De volta ao contêiner, às 10h30, os atores Leandro Magalhães e Paula Bittencourt encenam a montagem teatral “A Menina e sua Sombra de Menino” (foto abaixo), com direção de Pépe Sedrez. Entre as atrações musicais, a apresentação do Coral do Ensino Médio da Escola Waldorf Anabá, com mais de 100 vozes, está marcada para as 11h15.

Toda a musicalidade, força e ritmo do Cores de Aidê, que vem conquistando expressão na música catarinense, entram em cena em mais um “Ensaio do Bloco Cores de Aidê”, às 15h30, na Escadaria do Rosário.

Artes plásticas

O coletivo de desenhistas Urban Sketchers Florianópolis (foto abaixo) também estará no Circuito Cultural. Eles se reúnem há mais de dois anos com seus cadernos, lápis e aquarelas para desenhar as paisagens da cidade. O grupo irá se encontrar a partir das 14h, no sábado, na Escadaria do Rosário. Ainda entre os destaques das artes plásticas, o artista plástico Bruno Barbi, que adotou as ruas como laboratório, transborda toda a sua arte em uma pintura ao vivo, a partir das 15h30 deste sábado.

Programação continua no domingo

Desde cedo a criançada terá uma série de motivos para visitar o contêiner do Circuito Cultural no domingo (19). Aliás, no domingo todas as atividades foram pensadas para o público infantil.

A partir das 9h30, jogos recreativos, desenhos, biblioteca e contação de histórias prometem entreter os pequenos. Às 10h30, haverá uma oficina de musicalização infantil com Cecília Marcon; mais tarde, às 11h30, a Cia. Mafagafos apresenta o “Bailinho dos Mafagafos”, com canções próprias e muita diversão para as crianças.

A programação completa, que contempla outras atrações, está disponível no site: https://www.institutomaratonacultural.com/

Toda a programação é gratuita. O Circuito Cultural é uma realização do Instituto Maratona Cultural e conta com o patrocínio do BRDE, através da Lei de Incentivo à Cultura.

bottom of page