top of page
Buscar

Música Clássica: Luiz Gustavo Zago lança Momentum com show gratuito

Depois de um hiato de 08 anos sem gravar músicas autorais, pianista apresenta seu novo trabalho com foco no mercado europeu. Show de lançamento será na próxima terça-feira (16), no Teatro do CIC

Inspiração é a palavra chave para músicos. E, às vezes, para tê-la é necessário circular por outros gêneros, descobrir-se em novos projetos para aí sim, chegar a um coeficiente com composições próprias e inéditas. Foi exatamente este o caminho que um dos músicos mais importantes da cena clássica catarinense da atualidade, o pianistaLuiz Gustavo Zago, tomou até chegar o seu novo álbum solo “Momentum”, que será lançado no próximo dia 16 de outubro, às 20h30, no Teatro do CIC, em Florianópolis.

E o trabalho chega ao mercado acompanhado do vídeo clipe do single “Inverno” e do DVD gravado ao vivo com as peças do álbum. “O Momentum, como o nome diz por si só, representa um sopro de frescor em minha produção. São composições que brincam com universos entre o jazz, o pop, o clássico, o rock, a música minimalista, fruto de tudo que venho ouvindo e me interessando nos últimos tempos, e de todas as parcerias que desenvolvi ao longo dos últimos anos, como pianista e arranjador”, explica.

O álbum, gravado em São Paulo, conta com a participação de um trio clássico de jazz formado com os músicos, e parceiros de longa data, Tiê Pereira (contrabaixo) e Richard Montano (bateria). Contudo, o single “Inverno”, tem a participação do Daniel Galvão (instrumento). De acordo com Zago, a escolha destes músicos deve-se ao entendimento que tiveram em relação ao espírito deste projeto. “Coloquei em prática ideias muito especificas de linhas de baixo, de levadas de bateria, enfim, tem muito de mim em todo o processo, como nenhum trabalho meu jamais teve”, diz.

Após lançar o trabalho nas principais capitais brasileiras, Luiz Gustavo Zago já planeja levar sua música para outros continentes já em 2019, como a Europa, por exemplo e com isso conquistar espaço fora de Santa Catarina. “A ideia é tocar para vários públicos e me desafiar”, planeja.

**Foto Rodrigo Ormond

Trajetória sólida e reconhecida

Em seus 15 anos de estrada, o Zago conquistou o título de um dos profissionais mais consolidados da cena clássica de Santa Catarina. Posto este que permitiu que artistas de renome nacional reconhecessem seu trabalho como é o caso de Lenine e Zeca Baleiro. De acordo com o músico, escrever para estes cantores trouxe muito aprendizado e possibilitou que gestos mais soltos fossem inseridos dentro da música, instrumental, em uma verdadeira brincadeira com o universo pop. “Acredito que a carreira artística deve buscar mais a comunicação do que a expressão. É importante ao artista sentir o que toca as pessoas e só assim a música tem muito mais sentido”.

bottom of page