O evento em sua terceira edição reúne expositores de 14 países e segue até o dia 10 de fevereiro
Os trabalhos artesanais representam muito mais que a essência do artesão e seu lado artístico, eles contam histórias e mostram valores de toda uma cultura, com crenças, costumes e tradições. Arte e cultura estão fortemente conectadas e podem ser apreciadas na Feira de Países, terceira edição em Jurerê, que abre nesta sexta-feira (14) e segue até o dia 10 de fevereiro, das 17h à meia-noite. O evento que tem visitação gratuita reúne quase 30 expositores, que representam 14 países – uma verdadeira viagem pelo mundo sem precisar sair de Florianópolis.
Conforme uma das organizadoras, Carolina Ribeiro, mais de 10 mil peças de altíssima qualidade estarão disponíveis para venda na Feira de Países; os valores variam entre R$ 5,00 e R$ 10 mil. “A grande maioria das peças foram produzidas por famílias e comunidades que vivem da arte que fabricam, e na maioria dos estandes são os próprios artesãos que recepcionam os visitantes”, explica a organizadora. Os artesãos vêm de seus países de origem especialmente para a Feira.
No evento é possível encontrar uma grande variedade de artesanato: peças de decoração, acessórios, bijuterias, luminárias, cerâmicas, sandálias, joias, móveis, tecidos, colchas, almofadas, entre outros objetos. Conforme Lourdes Makowiecky, também organizadora, além ser uma ótima oportunidade para adquirir peças artesanais, a Feira de Países proporciona um mergulho na cultura de cada país representado por seus artesãos locais. “O objetivo é valorizar o trabalho artesanal e estimular o interesse e a admiração dos visitantes em relação aos costumes e a cultura dos países presentes, como Índia, Turquia, Senegal, Egito, entre outros”, destaca Lourdes.
Confira um pouco do que alguns expositores trouxeram para o evento:
O Peru estará presente com roupas típicas em lã de alpaca e lhama, além de cachecóis, levando também, espelhos decorativos, cerâmicas que representam o dia a dia dos camponeses peruanos, presépios típicos, mochilas e acessórios.
A Turquia levará lustres, pratos decorativos, porta velas, cerâmicas e olho Turco – também conhecido como olho grego.
Madagascar, representado por Cheikh Ahmed Ahmed Tidiane Sene, traz a sua cultura representada por joias de design único com pérolas barrocas, esmeraldas, turmalinas, rubis, coral e lápis lazuli.
A Índia traz acessórios, colchas, móveis em madeira teka, além de lindos objetos de decoração produzidos artesanalmente.
O Senegal vem com uma diversidade de tecidos e roupas coloridas, além das máscaras exóticas.
A organizadora Carolina Ribeiro relata que os expositores consideram o povo brasileiro muito hospitaleiro, e que sabem apreciar as peças trazidas ao Brasil especialmente para o evento. “Em 2018 estivemos com a Feira de Países em vários locais pelo Brasil, como Brasília, São Carlos, Vila Velha, Ribeirão Preto, Bauru e Jundiaí. Nesta época do ano é Florianópolis que recebe a Feira, oportunizando criativas e diferenciadas opções de presentes e lembranças para as festas de final de ano”, convida Carolina.
SERVIÇO
- O quê: Feira de Países – edição Jurerê - Quando: De 14 de dezembro de 2018 a 10 de fevereiro de 2019 - Horário: Todos os dias, das 17h à meia-noite - Onde: Rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho, em Jurerê (ao lado do Food Park Jurerê Vila Gastronômica) - Quanto: Entrada gratuita