top of page
Buscar

Projeto Museus Virtuais volta em nova temporada a partir de 27 de abril com roteiros inéditos

Ao longo do ano, 18 sessões gratuitas percorrerão museus de diferentes países

Do México à França, passando pela Inglaterra, Itália e Áustria. Estes são apenas alguns dos países que poderão ser “visitados” na temporada 2019 do projeto Museus Virtuais, realizado pelo Instituto Maratona Cultural, e que inicia já no próximo dia 27 de abril, em Florianópolis.

Nesta 5ª temporada, o projeto terá nove roteiros diferentes, incluindo a estreia de cinco museus inéditos: Museu de História da Arte e o Belvedere, em Viena (Áustria); o Museu Nacional de Mulheres Artistas, em Washington (EUA); o Dolores Olmedo, na cidade do México (México); e o Museu L'Orangerie, em Paris (França). Além disto, os roteiros da Pinacoteca de São Paulo e Capela Sistina retornam depois de quatro anos ausentes do projeto.

De acordo com o arte-educador Claudio Toscan, que integra o projeto, esta temporada apresenta novos recursos; os roteiros permitirão uma “visitação” mais dinâmica e atraente, conduzindo a uma melhor compreensão e contextualização dos temas. “A cada temporada o projeto recebe um número maior de público, e isso nos motiva a inovar e implementar melhorias. A base de navegação continua o Google Arts & Culture e o Street View, porém vamos utilizar plataformas de muitos museus com navegação 3D e vídeos para complementar as sessões”, explica Toscan.

Uma outra novidade é o endereço das sessões, que passa a ser no Paradigma Cine Arte, na SC-401. “O novo espaço agrega ainda mais ao projeto, trazendo conforto e as condições perfeitas para as visitas virtuais”, destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural. As sessões da temporada 2019 do projeto Museus Virtuais ocorrerão aos sábados, nos dias 27 de abril; 04, 11 e 18 de maio; 01 e 29 de junho; 06 e 20 de julho; 03 e 17 de agosto; 07 e 21 de setembro; 05 e 19 de outubro; 02, 16 e 30 de novembro; e 07 de dezembro, sempre às 16h. As 114 vagas disponíveis para cada sessão serão preenchidas conforme ordem de chegada. Os ingressos serão distribuídos sempre uma hora (1h) antes do início de cada sessão.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Maratona Cultural com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e apoio cultural do Corporate Park.

Sobre os temas

1 - Musas, Deusas e Virgens na Renascença Italiana

Passear às margens do rio Arno, cruzar a "Ponte Vecchio" e adentrar os corredores e salas da Galeria degli Uffizi em Florença, nos leva a um tempo de glórias na história da humanidade: a Renascença. De inspiração clássica greco-romana, essa arte secular da beleza contemplativa floresceu na Itália nos séculos XIV, XV e XVI e influenciou toda a cultura ocidental. Nessa exposição virtual apreciaremos as representações de musas, deusas e virgens nas obras de mestres como Giotto, Botticelli, Rafael, Leonardo da Vinci, MIchelangelo, Ticiano.

2 - Arte no Brasil

Este tema pretende tratar da produção artística no Brasil do período imperial ao modernismo. O modo como artistas nacionais e estrangeiros pintaram a fauna, a flora, a paisagem, o homem, seus mitos, culturas e tradições. Ao caminhar pelas galerias da Pinacoteca do Estado de São Paulo teremos a oportunidade de apreciar um panorama representativo da arte brasileira. Do academicismo ao romantismo tardio, do realismo ao modernismo, iremos observar trabalhos de artistas como Pedro Américo, Victor Meirelles, Almeida Junior, Oscar Pereira da Silva, Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari.

3 - As Obras Primas da National Gallery ou (Uma Galeria em Quatro Épocas)

A National Gallery de Londres nos apresentará mais de 4 séculos de história da pintura europeia: da Renascença ao Impressionismo. Esta exposição virtual propõe conduzir o público visitante à contemplação de obras mestras de grandes artistas como Van Eyck, Tintoretto, Velazquez, Caravaggio, Rembrandt, Vermeer, Reynolds, Turner, Monet, Cezanne, Van Gogh. Estes gênios da arte criaram obras apreciadas em todo mundo e através delas serão discutidos conceitos sobre estilo, técnicas, como foram concebidas, quem os artistas retratavam, com que objetivo e a relação de metáforas da existência de uma época.

4 - O Louvre

O Museu do Louvre em Paris, o mais famoso e visitado do mundo, nos recebe virtualmente para navegar em suas galerias e salões e apreciarmos as coleções de arte antiga greco-romana, italiana, francesa, e, claro, sua mais requisitada obra: a “Monalisa” de Leonardo da Vinci. Nas pinturas de Rafael, Veronese, Caravaggio, Rubens, David, Ingres, Delacroix e nas esculturas da antiguidade, de Michelangelo e Canova, veremos as transformações estéticas desde o esplendor do classicismo à revolução romântica do século XIX.

5 - A Escultura Romântica e o Impressionismo

O Museu D’Orsay, a casa dos impressionistas, nos apresenta uma festa de cores, tons e formas que revolucionaram a arte e a cultura no século XIX e XX vistos pelas pinceladas de Monet, Manet, Renoir, Degas, Sisley, Cezanne, Van Gogh... Com métodos inovadores de pintar esses artistas romperam com a arte do passado e abriram fronteiras para o surgimento das vanguardas modernistas. As poéticas esculturas românticas do museu marcam o início de nosso passeio que culmina do outro lado do rio Sena, no Museu de L'Orangerie para contemplarmos os imensos painéis de ninféias de Monet.

6 - A Capela Sistina

Em Roma faremos uma imersão na Capela Sistina, templo do que foi considerado um dos milagres da arte: os afrescos de Michelangelo. No teto, as imagens do livro da Gênesis entre profetas, sibilas e gnudis nos mostrarão o vigor da Alta Renascença, enquanto que no painel atrás do altar, o Juízo Final nos será apresentado por um novo aspecto, a Renascença Tardia. Este roteiro nos propiciará um encontro com a arte, o simbólico, o belo ideal de um tempo navegando por um lugar de grande importância histórica, religiosa e cultural.

7 - Arte Moderna

Em fins do século XIX e início do século XX surgiram diversos movimentos artísticos na Europa, sobretudo em Paris. Artistas de diferentes nacionalidades criaram novas estéticas que modificaram o cenário da pintura e escultura e abriram caminhos para novos procedimentos e meios de expressão. Gênios criativos como Picasso, Matisse, Braque, Chagal, Kandinsky tornaram-se ícones culturais ao liderarem movimentos de vanguarda modernista e constituírem novas tendências, por vezes abstrata, em outras pela expressão de sentimentos ou pela liberação surreal de fantasias oníricas. Obras desses grandes artistas serão vistas nesse tour pelas salas do Museu Pushkin de Moscou.

8 - Arte e Requinte em Viena

Na clássica e refinada Viena iremos adentrar às galerias do Museu de História da Arte onde teremos a oportunidade de conhecer a arte de diversas culturas do mundo antigo como as esculturas, relevos, pinturas e objetos decorativos do Egito, Grécia e Roma. Veremos também obras do renascimento e barroco flamengo, holandês e alemão que pertenceram a coleção artística da família Habsburgo. Nossa visita virtual à capital austríaca se completa no Palácio Belvedere apreciando o requinte arquitetônico e obras de Gustav Klimt, um dos líderes da arte moderna vienense.

9 - Por elas

O Museu Nacional de Mulheres nas Artes, em Washington (EUA) é um museu dedicado exclusivamente a celebrar as conquistas das mulheres nas artes. Esse tour virtual procura apresentar a história da arte pelo olhar da feminilidade. Das mãos que modelaram, pintaram e tiveram sua autoria subjugada no passado e trazer o reconhecimento às mulheres artistas dialogando com o público sobre suas realizações. Assim contemplaremos Louise Moillon, Rosa Bonheur, Mary Cassat, Lilly Spencer, Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun, Camille Claudel... O passeio continua pelo Museu Dolores Olmedo, na cidade do México, onde veremos as obras de uma das mulheres mais influentes do século XX: Frida Kahlo

bottom of page