top of page
Buscar

Route Brasil realiza maior mutirão de limpeza de praia do mundo e abraço de 18k ao oceano no Rio de

“Aquele abraço” pretende reunir 18 mil pessoas no dia 08 de junho, no Rio de Janeiro.

O Dia Mundial dos Oceanos foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 08 de Junho de 1992, durante a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro. É uma data que nos oferece a oportunidade de refletir sobre a importância dos mares para a vida na terra, de celebrar a existência marítima e de ser mais ativo na sua proteção. Visando destacar a importância e a consciência sobre esta data, a Route Brasil realiza o “Aquele abraço”, no dia 08 de junho, às 9h, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O ato simbólico tem o objetivo de reunir as 18 mil pessoas que mãos dadas, em frente ao mar, simbolizarão um grande um abraço ao oceano da Barra, que deve ocorrer às 10h da manhã. “Nossa expectativa é de que, a partir do evento Aquele Abraço, as pessoas passem a ter um comportamento e um olhar mais crítico para o impacto que o nosso consumo causa nos oceanos”, destaca Simão Felippe, Presidente do Route Brasil. Após o abraço, os voluntários realizarão um grande mutirão de limpeza da orla. "Com esse montante de voluntários, este certamente será o maior mutirão realizado no mundo", completa Simão.

Para facilitar a participação dos voluntários, o #AqueleAbraço terá 103 pontos de encontro ao longo dos 18,3 km que compreendem a faixa de areia entre as praias do Pepe - Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Para viabilizar e mobilizar a participação do público, a Route Brasil abril um site para cadastro dos voluntários e, além disso, mobilizou 100 embaixadores que, além de engajar seus seguidores, ficará responsável por um ponto na praia, a cada 190 metros de faixa de areia.

Informação e conscientização

Os oceanos geram a maior parte do oxigênio que respiramos, absorvem grandes quantidades das emissões de dióxido de carbono e são economicamente importantes para os países que dependem do turismo, da pesca e de outros recursos marítimos para obter rendimentos, além de serem a base do comércio internacional. Mas, infelizmente, os mares enfrentam constantemente diversos e graves perigos causados pelas atividades do ser humano, como a exploração excessiva dos recursos naturais, a destruição e modificação dos seus habitats e a contaminação das águas com resíduos sólidos através do nosso consumo. Considerando o dano que essas atividades ocasionam ao ecossistema, uma conscientização de nível mundial é de extrema prioridade para evitar a destruição desse recurso natural imprescindível.

Sobre a Route Brasil

A organização Route Brasil, fundada em Florianópolis, em 2011, tem como principal objetivo criar soluções para o impacto que o nosso consumo gera nos ambientes naturais, principalmente nos mares e praias. Desde sua fundação, a organização já realizou mais de 200 mutirões de limpeza de praias e, hoje, conta com bases em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, Lisboa (em Portugal) e San Diego (na Califórnia, Estados Unidos).

Além de trabalhar com os mutirões, a organização propõe outras soluções, como eventos de arte com material reciclável, programas lixo zero e busca por tecnologias para a indústria de reciclagem.

O #AqueleAbraço é uma realização da Route Brasil e co-realização da Prefeitura do Rio de Janeiro, Recicla Orla e b4p – Betterforplanet. Patrocínio da Ellus, Involves, Orla Rio, Polen, Booking.com Cares, Remax, Volk do Brasil, Rio Beach Club, BarraShopping, VillageMall e GreenPeople. Parceria estratégica de Unesco – Representação Brasil, InstitutoE e Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Além de inúmeras organizações já atuantes com a causa ambiental. São elas: Mares limpos, Escoteiros do Brasil, Ecosurf, Instituto Lixo Zero Brasil, Aprender Entidade Ecológica, Blue Chance, Bom treino, Família na Mesa, Instituto Linha D’agua, Bota pra Girar, Lifeguard, Mar Adentro, Salvemos São Conrado, #Seulixomeu, SOS Lagoas, The Temple, Torneio StoneHouse e Utopia.

bottom of page