Copyright © 2019 | Atré Comunicação Personalizada

Cozy Office na CASACOR: para trabalhar, compartilhar, relaxar e unir

16/9/2019

Projeto assinado pela 3P Studio mostra home office multifuncional

 

É cada vez mais comum as pessoas terem a oportunidade de trabalhar de casa, e isso pede que o ambiente escolhido para as tarefas seja multifuncional – e não apenas um espaço para produzir. A 3P Studio mostra, na CASACOR Florianópolis 2019, aberta para visitação de 15 de setembro a 27 de outubro, detalhes do projeto Cozy Office, um home office construído nos conceitos do hygge – considerado o estilo de vida do povo com a melhor qualidade de vida do mundo.
 

 

Afetividade, tecnologia e sustentabilidade em um só espaço

Guiadas pelo tema da CASACOR 2019, Planeta Terra – afetividade, tecnologia e sustentabilidade – , as sócias Aline Pires, Julia Prado, Natália Prates, da 3P Studio, transformaram o espaço de 49 m² em um aconchegante e funcional home office. “Para adaptar-nos à realidade dos espaços mobiliários de hoje, criamos um ambiente multifuncional, ideal para trabalhar, compartilhar, desconectar/conectar, relaxar e unir”, explica Julia Prado.

 

Um pilar indispensável nos projetos da CASACOR é sustentabilidade, que, segundo Julia, se manifesta no ambiente através da escolha dos materiais. “Os revestimentos presentes nos tijolos da lareira, na parede e piso do jardim são produtos pautados na reciclagem, dando um novo uso para diversos resíduos, desde restos de obras até embalagens de vidro de cervejas e refrigerantes. O piso recebe o pinus canadense, uma madeira certificada, que ao passar pela técnica de queima japonesa Shou Suji Ban ganha uma textura linda, valorizando seus veios naturais, ganhando resistência e durabilidade”, enfatizou. 

 

A afetividade aparece no conforto, na receptividade e bem-estar proporcionados pelo ambiente. Segundo a arquiteta Aline Pires, a afetividade está em tudo: da iluminação às agulhas de tricô enroladas em novelos. “Usamos luzes indiretas, abundância no uso da vegetação e madeira. A lareira entra como símbolo do calor e introspecção e a grama como meio de conexão direta com a terra. Uma copa foi criada como instrumento para elaboração de chás e cafés. As velas transmitem a serenidade e a conexão, que também podem ser vivenciadas nas agulhas de tricô enroladas em novelos”, explica Aline.

 

 

Outro pilar da mostra é a tecnologia, presente no sistema de som e automação da iluminação, construindo uma atmosfera adequada para as atividades que serão exercidas, seja trabalhar ou relaxar. A também arquiteta Natália Prates explicou que no jardim foi colocado uma cobertura de vidro com iluminação artificial, que simula a luz natural de um jardim de inverno; através da automação e dimerização das lâmpadas é possível reproduzir as horas do dia, do amanhecer ao anoitecer. “Dentro do home ainda colocamos a máquina de escrever, como um manifesto da hiperconectividade e na ausência do viver o agora; ao mesmo tempo ela representa a evolução das tecnologias, rememorando sua importância em seu tempo”, destaca Natália. 

 

Detalhes que fazem a diferença

 

A mesa de trabalho deu lugar à uma grande mesa de jantar, que pode ser compartilhada com uma equipe de trabalho, pode ser usada para receber clientes ou ainda servir um café da tarde. Atrás da mesa, o balcão suspenso é um suporte para guardar o material, livros e arquivos necessários. Um grande painel deslizante com os dizeres “Lembre-se do por quê você começou...”, além de ser motivador, também serve como painel de brainstorm e lembretes. Ao lado, a copa traz comodidade, onde se pode fazer um café ou um chá com ervas frescas colhidas no jardim do próprio home office.

O jardim sensorial possui ervas e árvores frutíferas; é um respiro para o dia a dia, onde se pode oxigenar o cérebro, reavaliar escolhas e colocar os pensamentos no lugar. A grama ainda possibilita a interação direta com a terra, estimulando os sentidos.

 

 

A lareira é um dos focos principais do projeto, propiciando relaxamento, leitura e introspecção, mas, ao mesmo tempo, pode ser um espaço para receber amigos em noites frias. A frase na parede “Um passo de cada vez” vem acompanhada por uma escada de livros, simbolizando a necessidade de desacelerar em alguns momentos.

 

As cores que “conversam” com o ambiente

 

Além das tendências que nunca sairão de vista, como o uso de madeira e vegetação natural, as profissionais da 3P Studio exploraram as cores, trazendo o rosa e o verde de forma bem presente e expressiva.

 

O rosa do painel laqueado abraça a área de trabalho e cria uma pano de fundo para o espaço e para o grande quadro em destaque; já o verde aparece no nicho das lenhas e é distribuído pelo ambiente através de uma sanca de iluminação, que contorna as vigas aparentes, fazendo a conexão entre os espaços de trabalho e descompressão.
 

 

SERVIÇO

O quê: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019

Quando: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h

Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.

Onde: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.

Ingressos: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)
 

FOTOS: Rafael Ribeiro

Please reload

Coral natalino faz apresentações na Casa do Papai Noel, em Jaraguá do Sul

13/12/2019

1/26
Please reload

Please reload