Copyright © 2019 | Atré Comunicação Personalizada

Muito além do abdômen sarado

Conheça outros benefícios da eletroestimulação além da estética

 

 

Procurado como complemento do treino convencional aeróbico ou muscular e, principalmente, como única modalidade de treino por quem não tem muito tempo para ir assiduamente à academia, a eletroestimulação oferece treinos curtos e intensos que trazem resultados estéticos em um curto período de tempo. 

 

A modalidade, que virou febre entre celebridades e atletas, é uma técnica que exercita os músculos através de impulsos elétricos, por meio de uma máquina conectada ao corpo. "Com o auxílio de uma roupa especial com eletrodos posicionados em grupos musculares diferentes, é possível personalizar o treino de acordo com as necessidades e vontades de cada aluno, treinando o corpo por completo ou apenas áreas específicas", explica Rosane Bittencourt, proprietária do estúdio Body Volt, em Florianópolis.

 

 

Mas, diferente do que a maioria pensa, as vantagens da eletroestimulação vão além das visíveis aos olhos. O treino é excelente para a saúde, proporcionando melhora de alguns quadros clínicos, e vem sendo procurado por pessoas de diferentes faixas etárias, inclusive os idosos.

 

Confira 6 benefícios que a eletroestimulação proporciona:

 

1 - Prevenção da sarcopenia: A sarcopenia, processo natural e progressivo da perda da massa muscular e óssea, característica do envelhecimento e mais comum nas mulheres pós menopausa, pode ser evitada ou atenuada com a prática regular de exercícios de força. Por isso é importante manter uma rotina com treinos de eletroestimulação que estimule e fortaleça os músculos. 

 

2 - Preservação das articulações: Essa é uma das grandes vantagens dos treinos de EMS, já que não há estresse articular. Ainda que seja um treino de força de alta intensidade, os impulsos elétricos são direcionados diretamente aos músculos, o que diminui ou elimina a sobrecarga das articulações - ideal para quem tem desgaste no joelhos, tornozelos, quadril e coluna vertebral. Pessoas com lesão articular ou em processo avançado de osteoporose, por exemplo, são muito beneficiadas. 

 

 

3 - Melhora de pacientes diabéticos e cardiopatas:  A prática regular de atividade física pode ajudar no tratamento de muitas doenças, entre elas o diabetes e a hipertensão. O treino de EMS ajuda a controlar o diabetes, pois melhora a captação de glicose e a resistência insulínica. A prática regular pode diminuir a necessidade de medicamentos e insulina; os treinos também são capazes de controlar o excesso de peso, a hipertensão arterial, a osteoporose e as doenças do colesterol (aumento do HDL e diminuição do LDL).
 

4 - Tratamento para incontinência: Por meio da eletroestimulação dos músculos pélvicos é possível tratar pessoas que sofrem de incontinência urinária ou fecal. O tratamento por meio das correntes de EMS tem apresentado bons resultados, tanto que no último dia 21 de novembro, por meio do Projeto de Lei nº 1861/2019, foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados o tratamento de eletroestimulação pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para pacientes com diagnósticos dessas duas doenças.

 

 

5 - Ajuda mulheres no pós-parto: Muitas mulheres apresentam diástase durante a gravidez. O problema, caracterizado pelo afastamento da musculatura abdominal, pode persistir após o parto e permanecer por toda vida, causando flacidez abdominal e dor na lombar, se não for tratado. Mas a boa notícia é que os treinos de EMS ajudam na recuperação: a eletroestimulação melhora a tonicidade muscular, flacidez, redução de medidas e promove a redução da diástase do músculo.

 

6 - Prepara atletas de alto rendimento: Usain Bolt, Rafael Nadal e Cristiano Ronaldo são alguns dos atletas que já utilizaram EMS na rotina dos seus treinos. A tecnologia oferece força, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, elasticidade, precisão e velocidade. Os treinos personalizados são feitos conforme o objetivo e a necessidade de cada atleta e de acordo com a modalidade esportiva, sendo possível dosar a intensidade do treino, o tempo, escolher a corrente adequada para cada objetivo (força, aeróbio, resistência física, analgesia, relaxamento), como também direcionar o treino para trabalhar grupos musculares específicos ou o corpo inteiro. 

 

 

Serviço: A Body Volt em Florianópolis está situada na rua Des. Arno Hoeschl, número 255. Mais informações: (48) 99959-4020.

Please reload

Atacadista amplia horários de atendimento nas 26 lojas de Santa Catarina

03/04/2020

1/26
Please reload

26/03/2020

Please reload