top of page
Buscar

Dia Mundial dos Oceanos: São Conrado recebe a 3ª edição do “Aquele Abraço”

Com uma programação que inclui limpeza da orla, abraço simbólico e ações educativas, o evento ocorrerá no dia 8 de junho, e deverá reunir mais de 2 mil voluntários para alertar sobre a preservação dos Oceanos e dos animais marinhos.


A orla do Rio de Janeiro é uma das mais famosas do mundo pela sua beleza natural, mas também é um endereço de contrastes tanto em terra quanto em mar. Sabendo disso, e apostando na força do coletivo, a 3ª edição do “Aquele Abraço”, projeto idealizado pela Route Brasil, será realizada no dia 8 de junho, a partir das 9h, na Praia de São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro.


A praia de São Conrado foi selecionada para receber esta edição por uma série de razões: como está localizada entre a Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos, importantes cartões postais do Rio de Janeiro, desempenha um papel crucial na mobilização social em prol da defesa dos oceanos. Graças aos incansáveis esforços de organizações locais, como o coletivo Salvemos São Conrado e outros movimentos, a região tornou-se uma referência na luta pela preservação marinha e proteção do meio ambiente.


Durante o evento, serão montadas seis bases ao longo dos 2 km de orla da Praia de São Conrado, que servirão como pontos de partida para diversas atividades. Cada uma dessas bases representa uma organização, e parte da arrecadação do evento será destinada a apoiá-las. Fazem parte da programação o abraço coletivo ao Oceano, como forma de unir as pessoas em torno da proteção do mar e sistema costeiro, seguido de um mutirão de limpeza da praia de São Conrado. “Nossa instituição está na proposta e na idealização, mas o projeto nasceu para ser movimento coletivo”, destaca Simão Filippe, mobilizador social e idealizador da Route. Para participar da ação, os interessados devem se inscrever no site https://aqueleabraco.org/br.


Para Marcelo Farias, cofundador do Salvemos São Conrado, essa é uma oportunidade única de unir forças e gerar impacto positivo em outros locais. “O abraço não é apenas para a nossa amada praia, mas também para outras praias que pretendemos engajar no futuro", diz. Já o fundador do projeto Vivendo Um Sonho Surf, Carlos Belo da Silva, mais conhecido como Mister, destaca a importância do "Aquele Abraço". “É um momento para trazer muita melhoria para nossa praia. Uma onda de transformação está chegando à Rocinha. Vamos juntos realizar o 'Aquele Abraço', onde cada abraço dado à natureza e à nossa comunidade fará a diferença”, celebra.

Além do mutirão de limpeza, o evento contará com atividades educativas, como rodas de conversas, exposições, intervenções artísticas e uma oficina de triagem dos resíduos coletados. Todas as ações visam promover uma reflexão mais profunda sobre nosso consumo e o impacto que ele causa nos oceanos. Durante a tarde, serão realizadas atividades de conscientização ambiental, arte, cultura e uma apresentação do projeto Sanca Skate Park, que promove a sustentabilidade e o esporte. Oficinas, atividades interativas e uma feira de produtos locais também serão realizadas, incentivando a economia sustentável.


A 3ª edição do “Aquele Abraço” conta com o patrocínio de Eureciclo, SAP Concur, Editora Sextante, Volk do Brasil, Burle Xperience, Hotel Nacional, INEA e OSKLEN. Correalização de Instituto Boas Ondas, Route Institute, Orla Rio, Rio ECO e Vivendo um sonho Surf; parcerias estratégicas de Prefeitura do Rio de Janeiro, Voice of the Oceans, Zeros e Escoteiros do Brasil.


Vale destacar que, desde a sua primeira edição, o #AqueleAbraço já reuniu mais de 19 mil pessoas e retirou mais de 150 mil resíduos, sendo 50 mil bitucas de cigarro, das orlas da Zona Oeste, em 2019, e Copacabana, em 2022. O #AqueleAbraço é uma realização da ROUTE Global e também ocorrerá em Portugal, no dia 8, das 9h30 às 15h, na Praia de Carcavelos, em Cascais, e deverá reunir mais de 500 voluntários ao longo de 1,5 quilômetro de extensão da praia.


Serviço

O quê: “Aquele Abraço” - Dia Mundial dos Oceanos

Quando: 8 de junho de 2023 (quinta-feira)

Local: Praia de São Conrado | Rio de Janeiro

Horário: 9h


Confira a programação completa

09h - Início da limpeza subaquática

09h30 - Alongamento e Yoga

10h - Mutirão de limpeza na Praia

11h - Início alinhamento para Abraço

11h15 - Abraço ao Mar

11h30 - Logística do resíduo

12h - Abertura da exposição fotográfica e museu do Surf

13h - Apresentação do projeto - Sanca Skate Park

13h30 - Início da Triagem

14h - Feira de produtos locais

15h - Oficinas e atividades interativas

16h - Oficinas e atividades interativas

17h - Pocket show - Voo livre


Mais informações e atendimento à imprensa

Carla Lins | Atre Comunicação Personalizada


Comments


bottom of page