Oceano Surfwear encabeça projeto para limpar locais inóspitos do litoral sul e sudeste do Brasil

Movimento “Pague seu ingresso” , em parceria com ONG Eco Local, pretende recolher cinco toneladas de lixo em 2021. A primeira ação será neste domingo (28), em São Francisco do Sul (SC).

Dando sequência ao seu projeto Keep The Ocean Blue e destacando a importância da Década do Oceano, a marca de moda surf Oceano Surfwear lança o movimento “Pague seu Ingresso”, um circuito com 10 ações de limpeza de praias em lugares inóspitos do litoral sul e sudeste do Brasil. A ação, realizada em parceria com a ONG Eco Local Brasil, prevê a retirada de lixo de lugares de difícil acesso e terá a sua primeira etapa neste domingo (28), às 9h, na Praia Grande, em São Francisco do Sul (SC). O projeto segue até dezembro com uma ação por mês.


De acordo com a CEO da Oceano Surfwear, Sabrina Eggert, o projeto nasceu da necessidade de resgatar os mutirões de limpeza de praias que eram frequentemente realizados, mas que tiveram que ser reduzidas em decorrência do distanciamento social. “Escolhemos locais menos habitados, não promovendo assim a aglomeração, mas que por exatamente por isso, sofrem mais com o lixo em suas orlas, muitas vezes lixo que o mar nos devolve”, explica.

Após a limpeza, todo o lixo será encaminhado para triagem e posteriormente beneficiados em produtos como chaveiros, raspadores de pranchas e até mesmo mobiliários urbanos, atuando assim pela preservação e conscientização sobre a problemática dos resíduos descartados nas praias. “Nossa expectativa é retirar cerca de cinco toneladas de lixo nas 10 ações e também incentivar que as pessoas abracem a causa e recolham individualmente o lixo das praias, contribuindo com atitude e exercendo seu papel para a preservação da natureza. Isto torna-se ainda mais importante com o início da Década dos Oceanos, estabelecida pela Onu”, destaca Filipe Pedroso de Oliveira, da ONG Eco Local Brasil.

O circuito do movimento “Pague seu Ingresso” passará pela cidades de São Francisco do sul, Laguna, Guarda do Embaú, Florianópolis e Itajaí, em Santa Catarina; Torres, no Rio Grande do Sul; Ilha do Mel e Matinhos, no Paraná; Guarujá, em São Paulo; e Saquarema, no Rio de Janeiro. O principal objetivo do movimento é tomar uma atitude prática em relação à preservação dos oceanos e está aberto para parcerias com ONG’s locais que queiram efetivamente atuar nesta causa.


Sobre a Oceano Surfwear

Fundada em 1980 pelo surfista Affonso Eggert, a empresa começou como uma fábrica de pranchas de Surf, incluindo, a partir de 1990, a produção de camisetas estampadas em seu portfólio de produtos. Com o crescimento do setor e ótima aceitação pelo mercado, em 1998, a Oceano tornou-se exclusivamente uma marca de roupas masculinas. Presente em mais de 700 lojas multimarcas em todo o Brasil, a Oceano Surfwear abriu sua primeira loja conceito em 2017, no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú.