Liderado pela Oceano Surfwear, junto com a ONG Ecolocal Brasil, o projeto passará por 10 praias do litoral sul e sudeste do Brasil
Dando sequência ao projeto Keep The Ocean Blue, e destacando a importância da Década do Oceano, a marca de moda surf Oceano Surfwear, com sede em Joinville/SC, lançou o movimento “Pague seu Ingresso”, um circuito com 10 ações de limpeza de praias no litoral sul e sudeste do Brasil. E chegou a hora da Ilha do Mel, no litoral paranaense, ser beneficiada com uma intensa limpeza das suas areias e entorno. A ação, a terceira da temporada, está confirmada para esta sexta-feira, 30 de abril. O projeto terá 10 ações até dezembro e tem a expectativa de conseguir retirar, ao todo, cinco toneladas de resíduos descartados na orla. "Já temos a informação de que há muito resíduo na orla da Ilha do Mel e, certamente, retiraremos uma tonelada de lixo de lá", diz a CEO da Oceano Surfwear, Sabrina Eggert. De acordo com Sabrina, o projeto nasceu da necessidade de resgatar os mutirões de limpeza de praias que eram frequentemente realizados, mas que tiveram que ser reduzidas em decorrência do distanciamento social. “Escolhemos locais menos habitados, não promovendo a aglomeração, mas que por exatamente isso, sofrem com o lixo em suas orlas, principalmente com aquele lixo que o mar nos devolve”, explica. Todos os itens recolhidos nos mutirões de limpeza serão triados e beneficiados em produtos como chaveiros, raspadores de pranchas e até mesmo mobiliários urbanos, atuando assim pela preservação e conscientização sobre a problemática dos resíduos descartados nas praias.
O circuito do movimento “Pague seu Ingresso” já passou por São Francisco e Farol de Santa Marta, em Santa Catarina (fotos). No calendário, ainda estão previstos mutirões nas praias da Guarda do Embaú, Riozinho e Atalaia, em Santa Catarina; Torres, no Rio Grande do Sul; Pico do Matinho, no Paraná; Guarujá, em São Paulo; e Saquarema, no Rio de Janeiro. Todos os cuidados e regras de distanciamento social serão respeitadas pelos voluntários.
Crédito das fotos: Márcio David
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