top of page
Buscar

Tecnologia lidera número de vagas no mercado, mas faltam profissionais qualificados. O que fazer?

Especialista dá dicas para quem deseja ingressar na área com maior número de oportunidades no país


A lista de empregos em alta em 2022 divulgada recentemente pelo LinkedIn revela que as áreas da tecnologia devem liderar as oportunidades no mercado de trabalho no país neste ano. A relação inclui 25 cargos com demanda em ascensão no Brasil nos últimos cinco anos e as tendências para o futuro.


No topo, estão as funções de recrutador(a) especializado(a) em tecnologia, engenheiro(a) de confiabilidade de sites, engenheiro(a) de dados, especialista em cibersegurança e representante de desenvolvimento de negócios. Os processos de digitalização no mercado foram acelerados pela pandemia de covid-19, que levou ao aumento da demanda por serviços digitais e exigiu adaptação das empresas. Aperfeiçoar experiências dos usuários, sistemas de análises de dados e cibersegurança e garantir pleno funcionamento das redes sociais se tornaram prioridades neste novo cenário. Paralelamente, muitas companhias ainda estão se adequando ao formato híbrido e à digitalização de seus processos.



A busca por maior especialização nessas áreas é realidade não só no Brasil como no Exterior, mas as contratações têm esbarrado na falta de profissionais capacitados no setor de tecnologia, comenta o especialista em recrutamento Thiago Trossini, CEO da People & Value:

— A demanda é alta, mas faltam profissionais capacitados na área. Algumas vezes, o candidato até tem experiência técnica, mas não domina o Inglês, por exemplo, o que é importante não apenas pelos sistemas serem em Inglês, mas pelas melhores posições estarem em empresas em que este é o idioma oficial. Os projetos são globais e a interação do profissional não se restringe ao Brasil, mas a outros países pelo mundo.


Trossini observa que o cenário acaba tornando a competição para as vagas ainda mais acirrada. Hoje, não só as empresas de tecnologia, mas também as de outros setores procuram por profissionais da área para incrementar suas equipes.

O especialista em recrutamento pontua alguns aspectos essenciais para quem busca melhores posições no setor:


Dominar um segundo idioma. Invista em aulas de idiomas, principalmente o Inglês. Dominar um segundo idioma deixou se ser um extra no currículo para se tornar ponto essencial.


Aprendizado constante. O mercado está em constante transformação, e cada vez mais acelerado. Logo, priorize a capacitação na área. Busque cursos de especialização, mantenha-se atualizado. E, importante, não deixe de compartilhar estas informações em seu perfil no LinkedIn. Mostre que está apto para as vagas que o mercado pede.


Filtrar fontes de informação. Em vez de seguir vários perfis sobre assuntos aleatórios nas redes sociais, dedique-se a acompanhar o que há de novo na área. Há inúmeros cursos gratuitos e de qualidade disponíveis.


Fortalecer network. Assim como há cursos online, também há diversos eventos que podem ser acompanhados sem sair de casa. Aproveite estas oportunidades para trocar experiências e se apresentar a outros profissionais da área. Vale também fazer parte de grupos criados especificamente para a troca de ideias sobre o setor.

Comments


bottom of page