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O papel da assessoria de comunicação em eventos

Basta abrir as páginas dos jornais, as abas de um portal ou a pauta de um programa de entretenimento, de jornalismo ou até mesmo de rádio para eles estarem lá: os eventos. Diariamente as redações dos veículos de comunicação são invadidas por sugestões de pautas de eventos culturais, de entretenimento, esportivos e/ou corporativos. Afinal, eles fazem parte das opções de lazer e formação cultural e profissional dos moradores de uma cidade, além de serem ferramentas fundamentais no processo de fortalecimento da imagem institucional de empresas privadas, sejam elas organizadoras ou patrocinadoras.

Contudo, pouco se questiona de que forma a informação destes eventos chega às redações dos veículos de comunicação e se os profissionais que lá trabalham vão em busca de fatos para sanar as necessidades para uma comunicação eficaz, não deixando de lado critérios como relevância, coesão, imparcialidade, dentre outros. E se ainda são capazes de transmitir uma mensagem precisa para os diversos públicos, que vai do participante/espectador ao patrocinador/apoiador.

E neste cenário recheado de opções e com espaços editoriais cada vez menores é fundamental comunicar a partir de uma perspectiva estratégica, que utilize ferramentas integradas utilizadas no dia a dia da assessoria de comunicação e que consiga potencializar a repercussão de um evento perante todos os envolvidos. Neste contexto, é fundamental destacar o papel exercido pelo assessor de imprensa em constantemente identificar as necessidades e tendências de um veículo de comunicação, visando assim, o melhor aproveitamento editorial com uma abordagem jornalística positiva ao evento em questão.

Resultados positivos estes que são alcançados com um trabalho cada vez mais 360º, que contempla os novos comportamentos do leitor/publico/consumidor, proporcionando-lhe mais interação e interatividade nos canais de comunicação trabalhado pela assessoria de imprensa. Mas bons resultados em comunicação de eventos começam a ser desenhados antes mesmo do projeto acontecer. Cada vez mais é necessário que a equipe de produção despenda a devida atenção para a comunicação do seu evento e passe a utilizar-se das várias possibilidades que a comunicação e relacionamento com seus públicos pode proporcionar. Em 2007, os autores Edson Natale e Cristiane Oliveri já orientavam: “nesta babel de possibilidade, ainda se repete à exaustão os poucos modelos vitoriosos”. (NATALE, 2007. P.124).

Desta forma, e imersos nas inúmeras possibilidades de comunicação com os mais diferenciados públicos, é que a assessoria de comunicação cada vez mais exerce papel fundamental para um evento alcançar os resultados esperados, que dentre inúmeras possibilidades é dar vazão às estratégias e ações programadas pelos setores de vendas, aproximar-se do público consumidor e, através da geração de conteúdo espontâneo, permitir uma maior interação e aproximação com o seu público.

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