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Mais valor para seu negócio: a experiência do cliente no ambiente online

Você já deve ter passado por algum tipo de dificuldade ao acessar um site na internet, seja por ele ser muito poluído visualmente, ser mal estruturado, ou mesmo usar tecnologias incompatíveis com seu navegador – quem nunca se deparou com um pedido de atualização do Flash? – Agora, imagine se um cliente visita o site da sua empresa e não consegue encontrar a informação que precisa, concluir uma compra ou não compreende quais serviços você oferece?

Hoje em dia, os empresários entendem cada vez mais a importância de ter uma forte presença online para o seu negócio, principalmente após a descoberta das redes sociais pelo mundo corporativo, e todos também querem ter um bom e atrativo website para sua empresa, considerado por muitos como um verdadeiro cartão de visitas para o mercado.

A maioria dos gestores, no entanto, ainda se preocupa em ter um site com design inovador, que use as últimas tecnologias digitais e que execute inúmeras funções, mas se esquece de um ponto fundamental: a experiência do usuário. A experiência do usuário é a qualidade da interação que um indivíduo tem com determinada coisa. Se essa interação for positiva, vai gerar um estado de satisfação nesta pessoa, caso contrário, a sensação será de frustração.

E não é nisso que as empresas devem – ou deveriam – estar focadas? Aumentar a satisfação do cliente é aumentar lucro. No ambiente online não é diferente. É preciso equilibrar os objetivos e metas do seu projeto com as reais necessidades dos seus consumidores. Um site que permite uma boa interação, com clareza na comunicação e facilidade de uso, pode trazer diversos benefícios para uma organização, como fidelização de clientes, percepção de valor da marca e aproximação com possíveis investidores.

Outro ponto importante, além da interação, é também apresentar eficiência na gestão de informações transmitidas pelo site. O conteúdo apresentado deve ser relevante para o seu público, com tópicos atuais que gerem interesse e reflexões positivas sobre a marca. Nesse sentido, contar com profissionais especializados em gerar um bom conteúdo é fundamental.

Talvez você esteja se perguntando: mas como vou saber se meu site é amigável ao meu público? A resposta é simples. Como todo novo produto que será lançado, a execução de um site também deve passar por duas etapas importantes. A de planejamento, antes mesmo de ser produzido, e a de testes, antes de ser levado ao ar.

Uma pesquisa realizada pela IEEE, associação americana com foco no avanço da tecnologia, comprova a importância, principalmente financeira, de contar com um planejamento eficiente antes da elaboração de um site. Segundo o documento, fazer alterações em um projeto depois de finalizado pode gerar um aumento de até 100 vezes no seu custo inicial, enquanto a média de tempo gasto com a refação de um projeto de TI pode chegar a 50% do que o levado inicialmente para seu desenvolvimento. A mesma pesquisa aponta a relevância dos testes antes do lançamento. Os projetos que destinam 10% de seu orçamento para pesquisas de usabilidade conquistam uma média de 83% de melhoria nos indicadores chave de performance, como os números de visitas,

contatos, cadastros, transações, conversões e retenções registrados pelo site.

A mensagem que fica é que a internet pode sim trazer muito valor para um negócio, mas não basta apenas estar presente com um visual bonito. Tenha certeza que seu cliente alcançará seus objetivos iniciais de interação e que esse processo seja realizado sem esforços, conte com uma equipe eficiente para gerar conteúdos relevantes e inteligentes para seu negócio e, principalmente, teste sua plataforma para ter certeza da satisfação do seu público ao utilizar a interface online.

Alexandre Augusto é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como assessor de imprensa na Atre Comunicação Personalizada.

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