Tipo de embalagem feita especialmente para o transporte e a conservação de cervejas permite que cervejeiros levem seus chopes favoritos para qualquer lugar.
A tendência é personalizar. E por que não levar a bebiba favorita para um dia na praia ou na piscina, sem abrir mão do sabor e da qualidade?. Este é o propósito dos Growlers que estão chegando com tudo no Brasil e já conquistando adeptos neste Verão.
Os Growlers nada mais são do que garrafas retornáveis de cerveja, consideradas uma febre nos últimos anos na América do Norte, e que possibilitam que cervejeiros tenham a sua bebida favorita, sempre fresca e em qualquer ambiente. Basta adquirir o Growler uma vez e depois é só enchê-lo “Os garrafões, que podem ser de 1 a 5 litros, são enchidos em torneiras de chope e mantem a qualidade por até uma semana, se bem conservados”, destaca Zé Eduardo Siqueira, da loja Mestre-Cervejeiro.com de Florianópolis.
A advogada Jill Becker é adepta dos Growlers principalmente pela possibilidade de levar um volume grande de cerveja de qualidade para onde for. “Nem sempre as cervejas disponíveis nos Taps são encontradas com facilidade, como por exemplo cervejas de outros lugares do Brasil, edições ili
mitadas, cervejas importadas, as apaixonantes belgas , etc. E e o Growler armazena a cerveja de uma forma que mantém a qualidade e as características do produto por um tempo satisfatório e posso consumir em qualquer lugar”, avalia. Na estação, Jill aprova o uso dos Growlers nas praias: "Com certeza é uma tendência, pois é incrivelmente melhor do que beber as cervejas vendidas na praia. Basta levar um ou mais Growlers em uma bolsa térmica ou isopor", completa.
Já para o engenheiro Henrique Coan, o uso dos Growlers é muito vantajoso pois é possível
ter acesso àqueles rótulos que não estão disponíveis em garrafas, permitindo o consumo de cervejas mais frescas e não pasteurizadas. “Já o uso na praia é um hábito prático e ecológico”, completa. Além de apresentar inúmeras vantagens para o consumidor a utilização dos Growlers também é peça importante para o fortalecimento do mercado local. As garrafas são retornáveis e minimizam custos com encargos, rótulos, distribuição e engarrafamento. “O hábito ainda movimenta os produtores artesanais e destaca seu caráter sustentável, já que não há descarte de latas e ou garrafas”, diz Zé Eduardo.
Dicas importantes
Evitar a formação de espuma durante o enchimento;
Sempre limpar o Growler com água corrente após o uso;
O chopp se conserva muito bem por até uma semana se mantido refrigerado;
Na praia: sempre manter o Growler em uma bolsa térmica ou isopor.
A Loja Mestre-Cervejeiro.com de Florianópolis possui duas torneiras para encher os Growlers diariamente e aos sábados realiza o dia do Growler, com dois chopes com descontos de até 20%.