Muito se fala sobre a importância de investir na comunicação da sua empresa para fidelizar público, melhorar a sua reputação no mercado e, claro, aumentar as vendas. Mas, na prática, como ações de Assessoria de Imprensa podem beneficiar o seu negócio? Listei algumas delas, exemplificando com cases de alguns clientes atendidos por nossa agência:
1) Tornar-se fonte para entrevistas
Um dos papeis do profissional de assessoria de imprensa é enviar sugestões de pautas para a produção de programas de TV e rádio, estreitando estes laços entre quem trabalha nos bastidores das emissoras e o assessorado. Desta forma, o empresário vai, aos poucos, conquistando a confiança destes veículos, passando a ser uma fonte confiável, de credibilidade, para dar declarações em matérias e conceder entrevistas.
Isso pode acontecer de forma planejada, com a Assessoria de Imprensa despertando o interesse por temas junto às redações, ou também aproveitando assuntos que estão em alta no momento. E o mais bacana: muitas dessas relações iniciadas durante um bom trabalho de Assessoria podem ser mantidas, passando a fazer parte do network dos profissionais Exemplo: após o Dia de Finados, sugerimos uma entrevista com uma psicóloga para falar sobre como lidar com a perda e o luto em um programa de TV, na Record. Confira.
2) Fazer do seu negócio uma notícia (e não um anúncio)
Essa é a atividade “carro-chefe” de quem trabalha com Assessoria de Imprensa: transformar os produtos e/ou serviços do cliente em notícia. Mas não basta redigir releases e enviar; é preciso ter olhar clínico e saber identificar oportunidades de pautas em curiosidades na rotina do cliente. Além de ter bom relacionamento com a imprensa, claro. E, muitas vezes, acontecimentos que sequer imaginamos que teriam repercussão, podem interessar para os jornalistas.
Exemplos:
A simples mudança no horário de atendimento de uma rede de supermercados emplacou em um site de notícias, e a nota publicada foi compartilhada por mais de 500 pessoas. Confira.
A realização de uma festa a fantasia em Florianópolis despertou o interesse de um programa de TV nacional, gerando grande repercussão no horário nobre de domingo. Somente no Youtube a matéria foi assistida por mais de 40 mil pessoas. Confira.
3) Conquistar engajamento nas redes sociais
Nem só de memes vivem as redes sociais. Produzir bom conteúdo para as plataformas digitais do cliente (Facebook, Instagram, Twitter etc) pode sim render bons frutos, fortalecendo a relação consumidor-marca e também é um importante braço na divulgação de serviços.
Inclusive, resultados obtidos em ações de Assessoria de Imprensa (emplacadas na mídia) são ótimos para melhorar a posição da empresa em mecanismos de busca, como o Google, e também para serem utilizados como conteúdo em postagens nas redes.
Exemplos:
Uma notícia sobre vagas de emprego em uma loja que foi inaugurada em 2016 em Santa Catarina foi publicada por diferentes jornais e sites, e em apenas um post obteve mais de 600 compartilhamentos (tudo orgânico, sem impulsionamento $$). Confira aqui.
Um vídeo gravado com celular por nossa equipe em um evento com bateristas em Florianópolis foi publicado no Facebook da revista Billboard Brasil. Resultado: mais de 36.000 pessoas visualizaram e mais de 500 compartilharam. Confira neste link.
4) A sua marca exposta por influenciadores digitais
Não é novidade que muitos youtubers, instagrammers, snapchaters fazem carreira atualizando seus perfis em redes sociais, impactando milhares (e até milhões!) de pessoas. Portanto, ter a sua marca, ou um produto, ou um evento, exposta nos canais desses influenciadores pode ser um ótimo negócio. Claro que muitas vezes isso tem um custo adicional, mas há casos sim que é possível estruturar ações em que os dois lados saem ganhando (tanto os influenciadores como o empreendedor que precisa divulgar seu produto).
Exemplo: o Press-Kit de um evento realizado no carnaval de Florianópolis conquistou milhares de views e likes nas redes sociais do youtuber Luan Poffo.
Mais de 2.500 curtidas no Instagram
5) Conquistar credibilidade para a sua marca
Credibilidade não é algo que se conquista do dia para a noite. Tanto para construir como para manter uma boa imagem da empresa perante o público, ou para a sua reputação como profissional na área em que escolheu atuar, é necessário um trabalho planejado e de médio a longo prazo. Contar com formadores de opinião para divulgar o seu negócio certamente pode ajudar neste processo.
Exemplos:
Após mais de 2 anos de trabalho, nossa cliente que atua no mercado de luxo foi convidada para estampar uma capa de revista (imagem abaixo).
Cliente da Atré Comunicação, um advogado assinou artigo em jornal de grande circulação. Confira.
A credibilidade conquistada perante a imprensa rendeu para uma médica catarinense o convite para uma entrevista em importante programa de TV. Assista.
Então, vamos conversar? Aguardo seu e-mail: davi@atrecomunicacao.com.br