top of page
Buscar

‘Concertos AF’ homenageia Dia da França, com apresentação gratuita

Público poderá conhecer a música de câmara francesa dos séculos XVIII e XIX, época marcada pela passagem do estilo clássico para o romântico A Aliança Francesa de Florianópolis apresenta mais uma edição do Concertos AF, com uma apresentação gratuita no dia 14 de julho, às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho​ (TAC)​​, em Florianópolis​.

Comemorado​ desde 1880, o feriado nacional celebra duas datas importantes da história francesa: a tomada da Bastilha em 14 de Julho de 1789 e a Festa da Federação de 14 de Julho de 1790, culminando assim na Fête Nationale​ (festa nacional). Por aqui, ​a data será celebrada com música, em um resgate histórico da produção instrumental de câmara​ do final do século XVIII e primeiras décadas do século XIX​, através da trajetória musical de três grandes nomes da música francesa: Joseph Bologne de Saint-George, George Onslow e Louise Farrenc. Artistas que marcaram a história da música francesa, conseguindo um destaque incomum para a época, se tratando de nomes como o de uma mulher e de um afrodescendente.

A francesa Louise Farrenc (1804 - 1875) foi uma artista totalmente avessa aos modismos e inovações da época, que se filiou à tradição germânica de composição musical, na linha de Haydn, Beethoven e Schubert. Farrenc destacou-se como uma compositora exclusivamente instrumental: suas obras incluem peças para piano, música de câmara e orquestral.

Joseph Bologne de Saint-George (1745 - 1799) nasceu em Guadalupe e foi uma das figuras mais importantes na cena musical da segunda metade do século XVIII. Conhecido popularmente por "Mozart Negro”, ele foi um dos primeiros músicos com ascendência africana a ser reconhecido na Europa.

André George Louis Onslow (1784-1853) foi um compositor francês de descendência inglesa. De família rica, o que o deixava livre para compor, ele demonstrou um grande interesse pela ópera, o que é evidente em sua correspondência, porém ele obteve maior destaque pela sua música de câmara.

O repertório será interpretado pelos músicos Ricardo Müller (violino), Tammy Soares (violino), Leonardo Piermartiri (viola), Tácio César Vieira (violoncelo), Gustavo Fontes (contrabaixo), Maurício Zamith (piano), e contará com a direção musical de Ricardo Müller. Toda a apresentação terá a​audiodescrição via FM disponível​, basta o usuário levar o seu fone/rádio e acessar o recurso.

O projeto Concertos AF 2017 é uma realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com patrocínio da Engie Brasil Energia, através da Lei de Incentivo à cultura. Apoio: Associação Catarinense para Integração do Cego, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Coordenação: Marte Inovação Cultural. Serviço

O quê: Concertos AF Quando: 14/07/2017 Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) - Rua Marechal Guilherme, 26 - centro Horário: 20h Ingressos: entrada gratuita, com retirada a partir das 19h na bilheteria do TAC, Sujeito à lotação da sala. Informações: www.affloripa.com.br ou 3222 8925

Repertório: Joseph Bologne de Saint-George (1745 - 1799) Quatour No. 5, Op. 1 en sol mineur (1773) Allegro Rondeau George Onslow (1784 - 1853) String Quintet No. 21 Op. 51(1836) Allegro impetuoso Scherzo – presto Andante non troppo lento Finale – presto agitato Louise Farrenc (1804 - 1875) Piano Quintet No. 1, Op. 30 (1842) Allegro Adagio non troppo Scherzo – presto Finale – Allegro

bottom of page