top of page
Buscar

A maior banda de todos os tempos

Evento catarinense de música e negócios reúne centenas de músicos em um encontro histórico

(Créditos das fotos: Stivy Malty)

No terceiro dia do evento Música SC – Feira de Música e Negócios, que movimentou a capital catarinense no último fim de semana, a emoção tomou conta do Centro de Convenções, em Florianópolis. Na manhã do último domingo (06), cerca de 200 músicos reuniram-se para formar a maior banda de rock do Brasil. Entre bateristas, guitarristas, vocalistas, baixistas e tecladistas, a super banda tocou três músicas: “Wish You Were Here” do Pink Floyd, “I Still Haven't Found What I'm Looking For” do U2 e “Certos Amigos” da banda catarinense Expresso Rural.

A sensação ao presenciar tamanho evento e a energia emanada desta reunião foi surpreendente. Para o organizador Rafael Bastos é justamente esta emoção o objetivo principal do evento. “O mercado às vezes é muito frio, e é isso aqui na verdade o que movimenta a vida dos expositores e lojistas. Esse encontro, essa emoção é o que nos move”, destaca Rafael.

Dos 27 anos de vida de Mariana Duarte, os últimos 10 foram como vocalista. Mariana, que todo ano assiste a Orquestra de Baterias, não poderia perder a oportunidade de fazer parte deste grande encontro. A vocalista canta em uma banda só de mulheres e salienta a importância da participação feminina. “A iniciativa é ótima, espero que incentive mais eventos nesse estilo. Sempre temos dificuldade de encontrar integrantes mulheres para a banda, e nesse evento percebemos que tem mais mulheres no cenário musical do que imaginamos”, afirma Mariana.

O pequeno Mateus, de apenas nove anos, parece um gigante manuseando as baquetas da sua bateria. Às 7h da manhã de domingo, o pequeno baterista – que já participou da Orquestra de Baterias – estava de pé, pronto para o evento. O pai, Marcelo Lennon, colocou Mateus desde muito pequeno nas aulas de musicalização infantil, e aos seis anos o menino escolheu estudar bateria. “Incentivo ele a estudar música pelos benefícios que isso traz, como melhora do raciocínio, memória e coordenação motora da criança”, explica Marcelo.

A banda Expresso Rural já tem 36 anos de estrada e, apesar das conquistas no cenário musical catarinense, nunca imaginou fazer parte de algo parecido. “A sensação é fantástica. Ouvir outras pessoas tocando a nossa música, em conjunto ainda, é uma emoção indescritível. É o ápice para qualquer músico”, se emociona o vocalista Zeca Petry.

A ideia de reunir tantos músicos é uma vertente da Orquestra de Baterias de Florianópolis, que já acontece há quatro anos, e a cada edição conquista um número maior de participantes, já considerada a maior da América Latina. O encontro de músicos para formar essa super banda não fugiu à regra e tem tudo para ser um evento anual.

A Música SC - Feira da Música & Negócios começou no dia 4 e reuniu expositores, fabricantes, importadores e lojistas, shows nacionais e uma série de ações culturais. “A expectativa era gerar muitos negócios e chegamos a esse objetivo. Esperávamos 200 lojistas, e vieram mais de 250. Foram sete hotéis lotados. É uma feira que veio para ficar, apesar das dificuldades e das arestas que teremos que aparar”, comemora Rafael Bastos, um dos organizadores.

bottom of page