top of page
Buscar

Restaurante em SC tem crescimento de 17% em 2017 e movimento o ano inteiro

Indaiá mostra que fondue não é “comida de inverno”; a vista panorâmica também é um dos principais atrativos do empreendimento.

Contrariando a regra, uma casa especializada em fondue, no litoral norte de Santa Catarina, faz sucesso o ano inteiro. Um negócio que para muitos poderia ser sazonal, comandado por uma família na cidade de Itapema, vem impressionando pelos números alcançados nos últimos anos. Somente em 2017, foram mais de 30 mil sequências de fondue comercializadas. E tudo indica que os negócios tendem a expandir-se ainda mais.

Localizado em Itapema/SC, a 68Km da capital catarinense, o Indaiá Restaurante atende há 10 anos a região. Atualmente recebe clientes oriundos de todo país, principalmente das cidades de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Itajaí, Itapema, Tijucas e Balneário Camboriú.

Os números não mentem: com crescimento percentual de 17% só em 2017, o restaurante gera 40 empregos diretos. Além das fartas sequências de fondue, o restaurante oferece uma extensa carta de vinhos, variados drinks, cervejas e bebidas não alcoólicas, como uma seleção de cafés especiais.

Em 2002 o projeto de montar um restaurante começou a ser formulado. Em 2007 o Indaiá Restaurante foi inaugurado pelos irmãos e sócios Gabriel e Gustavo Piffer, o último sendo também o chef que deu início aos pratos e supervisiona a cozinha.

A ideia surgiu a partir do imóvel que já possuíam, no alto da cidade de Itapema, com um visual que é impossível passar despercebido. Aliaram isso ao conhecimento do sócio chef de cozinha, que buscou os melhores produtos e variadas combinações de fondue, para oferecer uma experiência gastronômica completa.

Origem

O imóvel foi adquirido há 25 anos pela família Piffer para ser casa de veraneio, pois o local estratégico oferece uma vista deslumbrante da Costa Esmeralda, “o que até hoje se constitui em um fator de muita atração no Indaiá Restaurante”, afirma o sócio Gabriel Piffer. Afonso Piffer, sócio proprietário do restaurante escolheu o local por conter uma palmeira Indaiá com mais de 80 anos. Futuramente a árvore daria nome ao empreendimento.

A passos largos

A princípio, o restaurante Indaiá se tratava de um negócio familiar, gerido mais por instinto do que planejamento. “Quando tudo começou a expectativa era de atender um fluxo pequeno e somente aos fins de semana. A demanda foi organicamente crescente e estruturando o negócio”, lembra Gabriel.

Até que em 2013 o restaurante registrou crescimento 33% maior do que no ano anterior. “Atualmente existem planos de negócio para cada cinco anos, que contemplam ações estratégias e metas de resultado para a equipe de trabalho e empresa”, explica Gabriel.

Negócio para todas as estações

Tradicionalmente o fondue é conhecido como comida de inverno, portanto entre maio e agosto existe grande demanda de clientes. Porém, a cidade de Itapema está localizada na região litorânea de Santa Catarina, com forte apelo turístico na temporada de verão, entre novembro e março. Sendo assim, o restaurante consegue manter o fluxo de clientes o ano todo.

Expansão

A ideia deu tão certo que os sócios sentiram a necessidade de expandir para a capital. Em maio de 2017 foi inaugurado o Blackpot Fondue Restaurant, com a mesma proposta do Indaiá, localizado em um casarão tombado na região central de Florianópolis.

Além disso, com o sucesso do Indaiá Restaurante não tardou para que os clientes solicitassem o espaço para eventos, em especial casamentos. A aposta deu certo e uma nova empresa foi criada: a “Indaiá Eventos” atualmente atende diversos tipos de eventos, de 50 a 450 pessoas. Seu faturamento é de aproximadamente 30% do total do Indaiá Restaurante. Atualmente são mais de 30 casamentos negociados todos os meses.

Para que tudo esteja em harmonia, os espaços para eventos são separados do restaurante. Os ambientes ficam isolados por paredes termo acústicas ou em patamares e locais diferentes, assim não atrapalham o funcionamento do restaurante.

“Para o futuro planejamos continuar com reformas e aprimoramento da estrutura atual”, finaliza Gabriel.

bottom of page