SEXTA JAZZ AF especial Charles Mingus

O evento gratuito acontece no dia 11 de maio e presta uma homenagem ao gênio raivoso do baixo Charles Mingus

A próxima edição do projeto Sexta Jazz AF apresenta ao público o repertório de uma das figuras mais importantes e irascíveis da música americana do século XX, Charles Mingus. O evento acontece no piso G3 do Iguatemi Shopping, no dia 11 de maio, e conta com a participação do renomado clarinetista baixo, Denis Colin, e dos músicos Tiê Pereira (contrabaixo), Mauro Borghezan (bateria), Sebastian Cavalaro (saxofone) e Leandro Fortes (guitarra).

Mingus foi um baixista virtuoso, pianista, líder de banda e compositor. Nascido em uma base militar em Nogales, Arizona, em 1922, e criado em Watts, Califórnia, suas primeiras influências musicais vieram da igreja - coro e canto de grupo - e de ouvir Duke Ellington no rádio quando tinha apenas oito anos de idade.

Estudou contrabaixo e composição de maneira formal enquanto absorvia a música dos grandes mestres do jazz em primeira mão. Sua experiência profissional inicial, nos anos 40, colocou-o em turnê com bandas como Louis Armstrong, Kid Ory e Lionel Hampton. Conhecido também por sua personalidade “raivosa”, Charles tinha uma raiva potente contra a injustiça e em defesa de sua música.

Em Nova Iorque ele tocou e gravou com os principais músicos da década de 1950, como: Charlie Parker, Miles Davis, Bud Powell, Art Tatum e o próprio Duke Ellington. Mingus logo se viu na vanguarda da vanguarda e gravou, ao longo de sua carreira, mais de cem álbuns e escreveu mais de trezentas partituras, transitando no bebop, cooll jazz e hardbop dos anos 1940 aos 1970.

Da obra de Charles Mingus podemos destacar algumas de suas peças mais emblemáticas. Às vezes, encontramos nomes diferentes para os mesmos temas, como é o caso de Better Get It In Your Soul, que se tornou Better Get Hit In Yo' Soul, quando Mingus resolveu condenar o vício à heroína, tão comum aos músicos de sua geração. Ou sua revolta contra o racismo, expressa em Fables of Faubus, que faz referência ao governador do Arkansas que não queria permitir o acesso de crianças negras ao ensino público local. Já a exuberante Hora Decubitus, havia sido gravada anteriormente como E’s Flat, Ah’s Flat Too, no álbum Blue & Root, de 1960.

O projeto Sexta Jazz AF é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura com os patrocínios de Engie Energia Brasil e Allflex. Apoio de Iguatemi Florianópolis, Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. A Coordenação é da Marte Inovação Cultural e a realização da Aliança Francesa Florianópolis, do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:

O que? Sexta Jazz AF especial Charles Mingus

Quando? 11 de maio, 20h

Onde? Piso G3 do Iguatemi Florianópolis

Como? Entrada Gratuita

*Acessibilidade - Recurso de Audiodescrição via Rádio FM disponível.

Para acessar a audiodescrição o espectador deve levar consigo um smartphone com aplicativo de rádio FM e fones. A frequência é 103.0 FM e só alcança os limites do evento. Não são indicados rádios receptores de FM comuns.

Copyright © 2019 | Atré Comunicação Personalizada