top of page
Buscar

Reumatologista é fundamental para tratar sintomas de doenças como dengue, zika e chikungunya

Dados divulgados pela DIVE alertam para o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti no último ano em Santa Catarina

Os verões têm trazido um alerta à saúde da população brasileira, já que é na estação mais quente e chuvosa do ano que o mosquito Aedes aegypti se reproduz, sendo o responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya. Em Santa Catarina, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) acaba de divulgar que foram identificados 15.886 focos do mosquito Aedes aegypti em 164 municípios somente em 2018 – um aumento de 37,4% no número de focos em relação ao ano anterior. A DIVE alertou ainda para o número de casos de dengue e chikungunya notificados no período: foram 56 em todo o Estado.

Reumatologia no tratamento

O que a maioria da população desconhece é que o médico reumatologista é fundamental para o tratamento de alguns sintomas de dengue, zika e chikungunya, já que estas doenças podem acometer as articulações. Conforme a médica reumatologista e presidente da Sociedade Catarinense de Reumatologia (SCR), Mara Suzana Cerentini Loreto, de Blumenau, o reumatologista é importante não só no período de tratamento, mas também na prevenção de síndromes crônicas que podem comprometer a qualidade de vida do paciente no futuro.

A também médica reumatologista e vice-presidente da SCR, Adriana Fontes Zimmermann, de Florianópolis, diz que geralmente o quadro de dor nas articulações melhora em algumas semanas, porém há casos em que a dor pode se tornar crônica, levando a lesões articulares irreversíveis se não tratadas adequadamente. “O reumatologista pode atuar nos sinais e sintomas musculoesqueléticos mais intensos e persistentes, que não melhoram com analgésicos. O tratamento ocorre com medicamentos anti-inflamatórios e para controle do processo de artrite”, destaca a doutora Adriana. Essas dores, segundo a vice-presidente da SCR, podem durar de alguns dias a semanas ou meses. No caso da chikungunya, o paciente pode desenvolver um quadro de artrite crônica, se não tratado adequadamente.

Alerta para os sintomas de cada arbovirose (dengue, zika e chikungunya)

Os sintomas dessas doenças, consideradas arboviroses, são muito semelhantes e requerem atenção, pois se não tratadas corretamente podem deixar sequelas ou até mesmo levar à morte. Conforme a doutora Mara, as arboviroses podem apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, cansaço, manchas avermelhadas, dores no corpo e nas articulações. “É preciso atenção aos sinais do corpo e procurar o médico o mais rápido possível”, alerta a reumatologista.

A reumatologista explica que na dengue a dor ao redor dos olhos ocorre com maior frequência, e as lesões na pele surgem mais tardiamente do que na febre chikungunya. Todavia, a principal diferença é o acometimento das articulações. A dengue pode causar dor articular, mas ela não costuma ser tão importante quanto a dor nos olhos ou a dor muscular. Já na febre chikungunya, ao contrário, a dor ocorre em várias articulações e é um dos sintomas mais frequentes, acometendo principalmente mãos e pés, podendo levar inclusive à incapacitação, pelas intensas e prolongadas dores articulares.

A infecção por zika vírus causa febre com duração de três a seis dias e sintomas como conjuntivite, cefaleia, dor nas articulações por inflamação, perda da força física e erupções na pele. “Em alguns casos, pode levar à síndrome de Guillain-Barré, doença autoimune neurológica, que causa fraqueza muscular generalizada e paralisia, e ainda síndrome congênita do zika nos recém-nascidos”, destaca a doutora Mara.

bottom of page