top of page
Buscar

A contribuição do design na rotina de uma assessoria de comunicação

O que faz você parar e ver uma publicação?

Numa época em que a informação surge diante dos nossos olhos a todo momento, seja em postagens nas redes sociais, e-mail ou matérias em sites, é fundamental que nós, designers, assessores de imprensa e criadores de conteúdo em geral, busquemos juntos soluções criativas para entregar sempre um conteúdo mais atrativo e original.

No mundo digital, e cada vez mais visual, já não basta apenas a comunicação escrita. Ainda que completa e de interesse do público, sabemos que para atrair a atenção do público/leitor é necessário mais: imagens ilustrativas, cores, formas e um bom planejamento fazem toda a diferença. A verdade é que o conteúdo precisa se destacar entre os demais e para isso é necessário usar e abusar da criatividade.

Dizem que uma imagem fala mais do que mil palavras, certo? Bom, quase isso. Na web, além de complementar o que está sendo comunicado, o visual é a “vitrine” da informação. Se a apresentação da postagem na rede social ou da matéria em uma página de notícias não capturarem a atenção do público, dificilmente a informação será lida e consequentemente passada adiante. Neste cenário, o design aliado à assessoria de imprensa mostra-se de grande importância, estudando qual a melhor forma de atrair a atenção do espectador: uma imagem, um vídeo, uma arte mais elaborada... que cores, tipografia, ícones, devo usar?

Como começar...

Conhecer o público de cada cliente é o ponto de partida para entender o que desperta a atenção dele enquanto navega pelas páginas, e de que forma devemos comunicar para atingi-lo. Faixa etária, interesses pessoais, contextos mercadológicos, entre outros pontos, precisam ser analisados antes de escolher que linha de comunicação seguir. Só assim é possível chegar na linguagem, imagética e nos elementos corretos para cada público. Tudo sem esquecer, é claro, da própria identidade do cliente.

Ser criativo e estar atento às tendências e ao que acontece no dia a dia também é muito importante. Tudo muda muito rápido no mundo virtual, e por isso é preciso atenção e originalidade para não ficar para trás. É preciso mudar constantemente, para continuar atraindo a atenção do público; pode ser uma simples mudança de estilo de imagem ou uma reformulação mais completa de postagens e conteúdo, por exemplo.

Ainda sobre a rotina de uma assessoria de imprensa, não podemos esquecer de destacar a importância que a imagética ganhou nos últimos anos no meio de campo entre cliente e veículos de notícias (portais, blogs, revistas, jornais...). Uma imagem bem escolhida faz toda a diferença, pois torna o processo mais rápido – já que o jornalista terá em mãos o material completo e escolhido especialmente para ilustrar aquela notícia, naquele espaço. Por isso, cabe ao assessor e ao designer (que podem atuar na mesma agência, lado a lado) analisarem qual a imagem mais adequada, levando sempre em consideração três pontos: o cliente, a informação a ser transmitida e o veículo que irá publicar.

No dia a dia de uma assessoria de comunicação, a união do designer e do assessor de imprensa é extremamente benéfica. A soma das expertises, as visões diferentes sobre um mesmo assunto, se complementam e são responsáveis por escolhas cada vez mais ricas e certeiras, gerando, consequentemente, bons resultados aos clientes.

 

Paula Martins é designer, formada em

Design Gráfico na Universidade do Estado

de Santa Catarina - UDESC e atualmente

integra a equipe Atré Comunicação.

bottom of page