top of page
Buscar

8 anos, 8 cases - Norte Marketing Esportivo

Começamos a série "8 anos, 8 cases" - alusiva ao aniversário de 8 anos da Atré Comunicação - contando um pouco sobre o trabalho realizado para a Norte Marketing Esportivo, empresa responsável pela maratona 42k de Floripa Uma coisa é certa. Não existem mais divisões geográficas quando o assunto é comunicação. Uma das experiências mais legais que a equipe da Atré teve no último ano foi a de coordenar a assessoria de comunicação da 1ª edição da 42k de Floripa – Maratona Internacional da Cidade de Florianópolis.

Fomos acionados pela Norte Marketing Esportivo – maior empresa na América Latina neste segmento – poucos meses antes de realizarem a sua primeira Maratona, e ainda em uma cidade longe da sua base operacional: São Paulo.

Além de comunicar os detalhes da prova com a imprensa local, o objetivo do trabalho era minimizar possíveis ruídos e desagrados na cidade, que costumam ser “normais” neste tipo de evento, já que ruas são bloqueadas para a realização da prova. Ativamos os jornalistas e influenciadores da região, tanto de cidade, geral e esportes, para constantemente atualizá-los sobre novidades como o percurso, número de inscritos – recorde em provas em Santa Catarina –e assuntos gerais de interesse da população e de atletas.

Contudo, um grande imprevisto ocorreu no meio do caminho: há poucos dias da prova, a greve dos caminhoneiros paralisou o Brasil. A viabilidade da realização da prova passou a ser questionada pela imprensa, afinal não havia como se deslocar pelo Brasil, nem mesmo pela cidade, exigindo da assessoria de imprensa uma presença ainda mais ativa com ambos os lados: cliente e imprensa.

Com a melhoria da situação, a prova foi confirmada (ufa!), tendo apenas uma pequena parcela dos atletas que em meio ao ocorrido optaram por desistir. O evento conquistou capa nos principais jornais impressos e portais de notícias da região, abrindo caminho para uma verdadeira maratona de entrevistas com a organização.

Pelo fato de Florianópolis ser a capital brasileira onde mais se pratica atividades ao ar livre, é grande o número de jornalistas que praticam corrida ao ar livre. Desta forma, junto com o departamento de marketing da organização, desenvolvemos uma ação para que jornalistas e influenciadores da cidade participassem da corrida; para 10 deles foi gerado um código de desconto para ser aplicado a seus seguidores. Desta forma, conseguimos envolver ainda mais os formadores de opinião no evento, garantindo publicações, mídia espontânea em seus canais e feedbacks positivos em todo o processo de comunicação: antes, durante e pós prova.

Os esforços combinados da empresa organizadora da prova, da imprensa local e da presença constante da assessoria de imprensa em cada uma das etapas do evento certamente contribuíram para o sucesso da 1ª Maratona Internacional da Cidade de Florianópolis. Tanto que a segunda edição, lançada logo em seguida, já está confirmada para o dia 23 de junho de 2019 e promete surpreender ainda mais os atletas, a imprensa e a cidade. E nós, da Atré Comunicação Personalizada, estaremos mais uma vez à frente da assessoria de comunicação deste grande e importante evento para a capital catarinense.

bottom of page