top of page
Buscar

A Epidemia da Obesidade – Um paradoxo

Verdades estabelecidas sem fundamento podem levar a danos terríveis. Um exemplo evidente é a atual epidemia de obesidade e seus problemas decorrentes: gota, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, demência e Alzheimer – as doenças crônicas do mundo atual.

Uma “verdade” anunciada mais de 60 anos atrás, com base em dados vergonhosamente manipulados, relacionava gorduras saturadas na alimentação com colesterol elevado no sangue e mortes por doenças cardiovasculares. Adotada por especialistas, políticos e pelo setor industrial, provocou uma revolução no setor alimentar e farmacológico: troca das gorduras de origem animal por gorduras sintetizadas a partir de vegetais, toda uma linha de produtos “low fat”, produtos com carboidratos altamente processados e saturados de açúcar, assim como gerou a trilionária indústria da estatina, droga criada para baixar o colesterol sérico.

Resultado: Explosão da obesidade no mundo. As estatísticas são claras, a população mundial seguiu as recomendações dos especialistas, como demonstram os números do consumo. Entretanto, a partir de 2012 morrem mais pessoas no mundo por problemas derivados da obesidade do que por subnutrição.

Bilhões de dólares foram gastos tentando comprovar esta tese, sem sucesso. Hoje, crescentes números de estudos evidenciam que gorduras animais na alimentação não aumentam colesterol, tampouco que colesterol alto tem relação com doenças cardíacas. Surpreendentemente, são os recomendados carboidratos os culpados por essa epidemia.

Milhares de pessoas, como eu, hoje se beneficiam da medicina e nutrição baseadas em evidências. Adotaram dietas com baixo ou baixíssimo teor de carboidratos. Perdem peso e aprendem a mantê-lo por entenderem o que as faz engordar. Melhoram todos os índices de saúde, e muitas adotaram um estilo de vida realmente saudável.

Para tornar acessível ao público catarinense os últimos avanços da ciência, será promovido o 1º Seminário Floripa LowCarb, no auditório do Hotel Majestic, em Florianópolis, no dia 8 de junho.

*Ricardo Cherem de Abreu é Engenheiro Mecânico, Mestre em Ciências, Membro da Associação Catarinense de Saúde Preventiva e coordenador científico do Seminário Floripa LowCarb

bottom of page