top of page
Buscar

Coworking inaugura área de convívio em frente à calçada, em Florianópolis

No “Parklet”, público pode estacionar bicicletas e colher temperos na horta compartilhada

Os centros urbanos tendem a ser cinzas, com pouca arborização, muito corre-corre e não muito confortáveis. Talvez por isso, ao menos em Florianópolis, praças públicas e outras áreas de convívio vêm ganhando uma nova “cara”, seja pelo poder público ou iniciativa privada, e atraindo cada vez mais pessoas em busca de um respiro na rotina. A Fábrica Working Bar, localizada na Travessa Albertina Ganzo, 33, no centro, é a responsável pela implementação do terceiro parklet da capital catarinense. O espaço, autorizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, é uma pequena praça no lugar de vagas de estacionamento.

Os parklets são espaços para o uso de toda a comunidade, e têm como objetivo criar uma área em que haja interação, convidando pedestres a sentar e confraternizar – como nas demais praças públicas. “É mais do que um banco de praça, é um espaço de interação, com horta compartilhada, onde os vizinhos podem plantar e colher, sentar para um café ou lanche e estacionar sua bicicleta”, explica Julia Prado, técnica em edificações e sócia do coworking.

O projeto foi possível graças a lei de espaços públicos de 2018, do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), que visa melhorar o aproveitamento de espaços em áreas de grande concentração urbana. Os primeiros parklets foram construídos em São Francisco, na Califórnia (EUA), com o intuito de criar ambientes amigáveis para pedestres e ciclistas.

Para conhecer o mais novo parklet de Florianópolis é só chegar na Fábrica Working Bar. Mais informações: (48) 3380-9200.

bottom of page