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SC Que Dá Certo passa por Lages e movimenta o empreendedorismo local

Depois de passar por várias cidades catarinenses movimentando o empreendedorismo local, o SC Que Dá Certo, projeto da NSC Comunicação, esteve em Lages na noite da terça-feira (9). No palco, o comunicador Fabian Londero mediou um bate-papo com os painelistas Luiz Figueiredo da Lafi Cosméticos, Leo Zanoello da Zanoello Troféus e Medalhas e Daniel Scortegagna Pagani da Snow Valley Experience Park.

A serra catarinense que por muitos anos era movimentada basicamente pelo turismo rural, hoje abriga outras áreas que contribuem fortemente para a economia. Setores ligados à cadeia produtiva da madeira, vinícolas e empresas ligadas ao setor metal-mecânico, especificamente no ramo de peças de tratores e outros veículos terrestres contribuem para um desenvolvimento saudável durante todo o ano, e não só apenas no inverno, quando a região é mais procurada.

No evento, os painelistas falaram sobre os seus nichos e a diversidade de desenvolvimento econômico que o estado de Santa Catarina abriga, e deixaram algumas dicas importantes para quem está começando o próprio negócio ou quem um dia deseja empreender.

Confira cinco dicas elencadas por cada painelista no SC Que Dá Certo Lages:

Luiz Figueiredo da Lafi Cosméticos:

A loja da Lafi foi inaugurada em 1993 e desde então o empreendimento cresceu de forma exponencial, com investimentos em inovação e abertura de novos mercados. Atualmente, a Lafi possui quatro lojas em Lages, uma em Curitiba, três distribuidoras de produtos profissionais para cabeleireiros e três academias para atualização e profissionalização de cabeleireiros, em Lages, Curitiba e São Paulo. Luis destaca que é preciso gostar do que se faz. “Eu sempre fui o primeiro funcionário a chegar, sempre tive comprometimento com tudo que fiz, sempre dedicado. É preciso gostar do que se faz”, comenta.

1 – Trabalhe muito: Ao iniciar qualquer negócio, saiba que será preciso muito foco, energia e dedicação, você será a inspiração e dará o ritmo para sua equipe.

2 – Tenha um time competente: Invista nas pessoas, acredite nelas, e procure capacitá-las sempre. Tenha pessoas de confiança e que acreditem no seu propósito tanto quanto você.

3 - Primeiro fortaleça a empresa, para depois pensar em ganhos financeiros: Nada de dono rico e empresa pobre. Até que a empresa possa se manter, não é aconselhável fazer retiradas.

4 - Seja ousado, procure inovar sempre: Tenha coragem, acredite no seu objetivo e procure estar atento ao mercado e tudo que ele te possibilita.

5 - Esteja presente no seu negócio - É preciso estar próximo de quem trabalha contigo, ouvir suas opiniões e entender dos processos. Esteja próximo do cliente, é ele quem te mostrará o caminho a seguir, por isso se faça presente.

Leo Zanoello da Zanoello Troféus e Medalhas:

A empresa que se tornou a principal indústria de premiações personalizadas da América Latina foi criada em 1990, em Lages, sempre com uma gestão familiar. Nos 29 anos de atuação, foi ampliando mercados até atingir todo território nacional e outros 28 países. Todo processo envolve criação, desenvolvimento, projeto, execução e personalização dos produtos. Zanoello acompanha os processos de sua empresa de perto, “é preciso viver o negócio, acompanhar todos os processos, e ter o máximo de pessoas em que possa confiar”.

1 - Somente a paixão pelo que se faz poderá dar a energia suficiente para decolar.

2 - Tente enxergar seu negócio como um grande jogo de estratégias.

3 - Jamais deixe que o dinheiro seja o foco e objetivo de seus negócios, isso será o resultado de um jogo bem feito.

4 - Seu negócio vai sempre ter o tamanho e importância proporcional à energia que você empregar.

5 - Seja ético, correto e justo; essas devem ser as principais características do empreendedor de sucesso.

Daniel Scortegagna Pagani da Snow Valley Experience Park

O local foi planejado na década de 1960, pelo americano Edgar Leland Butterfield e sua família, que reuniram as belezas naturais da Serra catarinense, com atrações turísticas e uma experiência de imersão em inglês. Com mais de 50 anos de história, o parque se tornou referência e é hoje um dos locais mais visitados de São Joaquim, recebendo grupos de diversos estados, que se hospedam no local e participam de diversas atividades de lazer e para o aperfeiçoamento da língua. Sobre fidelizar clientes, Daniel diz que a Snow Valley faz isso através do encantamento. “Nós geramos experiências às pessoas e isso encanta. Logo, temos um cliente fidelizado que sempre quer voltar”.

1 – Seja resiliente, persistente, tenha foco e ambição de moderada à alta, pois isso te moverá para frente, independente das dificuldades que surgirem.

2- Sonhe alto, seja um visionário, acredite e aposte em oportunidades ainda pouco difundidas no Brasil.

3 – Se puder, viaje para o exterior para analisar tendências, pois o que já é corriqueiro em países desenvolvidos ainda pode ser um negócio inovador no Brasil.

4- Busque conhecimento em gestão empresarial, pois só conhecimento técnico sobre sua ideia ou atividade não te dará garantia de um crescimento economicamente sustentável. E vice-versa!

5- Sua geração de fluxo de caixa estará diretamente ligada à quantidade de pessoas ou empresas que sua ideia atingirá!

O SC Que Dá Certo 2019 conta com o patrocínio de Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro). A próxima cidade a receber o SC Que Dá Certo é Chapecó, no oeste catarinense, e fecha a temporada de painéis de 2019. O evento ocorre no dia 23 de julho, às 19 horas, na Unochapecó. As inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo site.

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