top of page
Buscar

Dia Mundial dos Oceanos: Evento on-line discute a preservação dos mares

Serão mais de 30 horas de programação com debates, oficinas e atrações musicais. Evento é uma adaptação do “Aquele Abraço” que, em 2019, reuniu milhares de pessoas em torno do mar, no Rio de Janeiro.

Você já parou para refletir sobre a sua relação com os oceanos? E de que forma aqueles pequenos hábitos do dia a dia podem contribuir para a sua poluição? Pois a Route Global, ao lado de uma série de entidades e parceiros, decidiu celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, 08 de junho, com um seminário online com objetivo central de promover a discussão e a reflexão sobre a preservação dos Oceanos. O “The Ocean Day”, ocorre entre os dias 6 e 8 de junho, através do https://theoceanday.org/

O evento vai ao encontro dos objetivos da ONU (Organização das Nações Unidas), através da Década dos Oceanos (entre 2021 e 2030), de elevar a consciência das pessoas sobre a extrema importância da conservação e uso sustentável dos oceanos. Desta forma, por mais de 30 horas, cientistas, especialistas e ativistas participação de painéis que contemplarão temas de temas de âmbito global, nacional e local.

A abertura do evento será feita pelo Secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Bernardo Egas, que abordará a importância da Gestão Pública para a preservação dos Oceanos e futuros projetos na cidade do Rio de Janeiro. Na sequência, o “The Ocean Day” abordará temas como “A Década do Oceano e as ODS 06, 11 e 14”, “Nossa relação com a terra e o impacto nos oceanos” e “A Conservação da Vida Marinha” com a participação do Projeto Tamar, Projeto Jubarte e Projeto Garoupa.

De acordo com Simão Felippe, Presidente da Route Brasil, esta é uma oportunidade única de reunir especialistas do Brasil e do exterior, profissionais e amantes do Oceano para discutir caminhos comuns para a sua preservação. “Com o isolamento social dos últimos meses pudemos ver a real influência dos hábitos da sociedade na poluição dos oceanos e isso destaca ainda mais a necessidade de encontrar medidas para reduzir esse impacto. Por isso, a grande expectativa com o The Ocean Day é reunir todos esses pilares e entender como é possível viver do mar e protegê-lo”, destaca Simão“.

Como o The Ocean Day é uma adaptação do “Aquele Abraço”, evento que reuniu milhares de pessoas na orla da Zona Oeste Carioca para o maior abraço ao Oceano do mundo, em decorrência da pandemia da Covid-19, uma discussão sobre os legados e a importância do evento se faz indispensável. Assim, o painel Debate sobre o “Aquele Abraço” encerra a programação do 1º The Ocean Day na segunda-feira (08), às 20h10, com a participação de Maitê Proença (Atriz e escritora).

A programação completa poderá ser conferida no site oficial do evento: https://theoceanday.org/.

Neste endereço também é possível inscrever-se gratuitamente e ainda assistir aos painéis. As atividades ocorrem nos dias 06/06 (sábado) e 07/06 (domingo), das 10h às 23h e no dia 08/06 (segunda-feira), das 10h às 22h.

O The Ocean Day é uma realização da Route Global e co-realização da Agência Água, Stone House e Bloom. Conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA - ONU|Brasil), Instituto Lixo Zero, IOC/Unesco, Família Schurmann, Fórum CB27, Sciaene e Surfguru, dentre outros. Acompanhe a programação e mais informações através das redes sociais @theoceanday2020.

Confira a programação completa **

SÁBADO (06/06)

ABERTURA: Bernardo Egas (Secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro) e Simão Felippe (Presidente da Route Brasil).

10h às 12h | Painel: Gestão Pública para um Oceano Azul

com Bernardo Egas (Secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro), Thiago de Paula Mesquita (Secretário Titular de Meio Ambiente e Urbanismo-SEMURB de Natal) e João Resch Leal (Secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência Prefeitura de Salvador).

Mediação: Mariana Caetano.

12h às 13h | Oficina: Stand upet com Gustavo Abrahim

14h40 às 16h10 | Painel:Década do Oceano e ODS com Mariana Andrade (Bloom Agência de Mudanças e Embaixadora do Atlântico Sul), João Ermeto (Geógrafo e CEO ASA-Ação Sustentável da Amazônia), Letícia Cotrin (Oceanógrafa e professora da Faculdade de Oceanografia da UERJ)

Mediador: Ariel Kozlowski (economista e ambientalista).

18h30 às 20h | Painel: Da terra ao mar com Marcos Fernandes (Oceanógrafo e Coordenador do Laboratório de Ecotoxicologia Marinha da FAO), Vital Filho (Engenheiro Agrônomo e Tecnólogo em Cooperativismo) e Breno de Brito Fontel (Graduado em oceanografia na UERJ, membro do projeto Stand UPET e do coletivo AgroFloresta da Urca (AFU), Tito Carl (Engenheiro ambiental, civil e permacultor fundador da Taboa Engenharia)

Mediador: Arthur Cumplido.

22h às 23h | Música: Show com Theo Bial

DOMINGO (07/06)

11h30 às 12h - Abertura com AWR e Glauco Raposo

12h às 13h - Oficina: Ressignificação de Objetos com Antônio Ton

13h30 às 15h - Painel: Conservação da Vida Marinha com Claudia Kerber (Projeto Terra Viva - Atevi), Alexandro Santos (Projeto Tamar) e Paulo Rodrigues (Projeto Baleia Jubarte).

Mediação: Amanda Albano Alves.

15h10 às 16h40 - Painel: A leitura dos Oceanos - SurfGuru com Gabriel Gomes Junior (Oceanógrafo e engenheiro fundador do Surfguru), Nicolle Calheiros (Atleta profissional de Bodyboard) e Douglas Nemes.

Mediação: Luiz Eduardo Hadad

16h50 às 18h20 - Painel: O Saneamento é Básico com Rodrigo Sabatini (Instituto Lixo Zero) e Adalberto Bezerra (Diretor técnico da IS8).

Mediador: Cris Queiroga (Presidente do SOS Lagoas).

18h30 às 20h Painel: Combate Lixo ao Mar com Vitor Leal (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/Brasil), Paulo Harkot (Oceanógrafo), Alexander Turra (Biólogo e Coordenador da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos (IEA/IOUSP)

Mediação: Patrícia Zimmerman.

22h às 23h | Música: Amanda Coronha com participação especial do músico Rege (da Banda Atitute 67)

SEGUNDA (08/06)

10h - Abertura Oficial

10h30 às 12h - Painel: Brasilidades com Jailma Rafael Santos (Baía de Garapuá), Robson Dias Possidônio (Pescador), Wilson Luiz Carneiro Júnior (Oceanógrafo e morador da Ilha do Mel), Dilson Silvestre (pescador artesanal e sócio da Natura Ecoturismo)

Mediador: Matheus Paiva (Oceanógrafo)

13h às 14h30 - Painel: Blue Vision com Sebastian Copeland (Fotógrafo e ativista ambiental), Richard e Judith Lang (Artistas plásticos)

Mediador: Bárbara Veiga (Filmmaker e Ativista Ambiental)

15h às 16h30 - Painel: Águas Vivas com Mário Moscateli (Biólogo, mestre em ecologia e embaixador do Instituto Tratta Brasil), Fernanda Cubiaco (Mobilizadora).

Mediador: Vanessa Moutinho

16h40 às 18h10 - Painel: Vida Náutica com Nadia Megonn (Oceanógrafa), Márcia Abreu (Capitão de Corveta da Marinha), David Schurmann (Cineasta, palestrante, explorador e CEO da Voz dos Oceanos).

Mediação: Chris Amanda Horevitch

19h às 20h - Painel: Olhar documental com Ricardo Gomes. Lançado em 2017, o documentário “Baía Urbana” foi apresentado na 1ª Conferência do Oceano, na ONU em NY, e ganhou vários prêmios de cinema ambiental ao redor do mundo.

20h10 às 21h40 - Debate sobre o “Aquele Abraço” com Maitê Proença (Atriz e escritora) e Miucha Abeid (Rio Ecopets).

Mediador: Simão Felippe

22h às 23h | Show Musical

** Programação sujeita à alteração

Sobre a Route

A organização Route Brasil, fundada em Florianópolis, em 2011, tem como principal objetivo criar soluções para o impacto que o consumo gera nos ambientes naturais, principalmente nos mares e praias. Desde sua fundação, a organização já realizou mais de 200 mutirões de limpeza de praias e, hoje, conta com bases em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, Lisboa (Portugal) e San Diego (EUA). Além de trabalhar com os mutirões, a organização propõe outras soluções, como eventos de arte com material reciclável, programas lixo zero e busca por tecnologias para a indústria de reciclagem.

Serviço

O quê: TOD - The Ocean Day - Online Quando: 06, 07 e 08 de junho de 2020 Local: https://theoceanday.org Horário: 10h às 22h Inscrições: online e gratuito Saiba mais em @theoceanday2020

bottom of page