Cartunista catarinense lança livro sobre o autista no mercado de trabalho
- Atré Comunicação
- 25 de set. de 2025
- 3 min de leitura
"Humor Azul 2.0" aborda a rotina profissional de pessoas com autismo por meio de tiras cômicas. Rodrigo Tramonte, que é uma pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), lança a obra no sábado (27), em Florianópolis.
Florianópolis recebe no próximo sábado (27) o lançamento de "Humor Azul 2.0 – Um Autista na Empresa", o mais novo volume da série de quadrinhos que promete transformar a percepção sobre o autismo. O cartunista Rodrigo Tramonte, autor da obra, apresentará seu trabalho na capital catarinense, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir das 17h, com entrada gratuita. O livro, editado pela Tramonteiro, mergulha nas experiências de pessoas autistas no ambiente de trabalho, utilizando o bom humor e a leveza que já são marcas registradas do projeto.

Longe da abordagem usual, que frequentemente foca nas dificuldades, a série "Humor Azul" propõe uma visão mais leve e divertida do autismo. Rodrigo Tramonte, que descobriu ser autista na fase adulta, utiliza suas vivências pessoais para criar histórias que geram identificação e promovem a aceitação. "Muitas das cenas registradas são inspiradas em situações que vivi, especialmente relacionadas às dificuldades com comunicação não-verbal e relacionamento social", explica o autor.
O primeiro volume mostrou aspectos engraçados e irreverentes do cotidiano autista. Agora, Zé Azul, o personagem principal, retorna para desbravar o universo corporativo, acompanhado de novos colegas, como o diretor Fabrizio Monteiro e os funcionários Nathan, Wendel, Adalberto, Suzy, Jhenny e Kauani. Juntos, eles vivenciam situações que tanto ensinam Zé Azul a navegar no dia a dia do trabalho quanto revelam aos demais que uma perspectiva distinta pode ser um grande diferencial em qualquer equipe. A intenção principal é que autistas se identifiquem com as cenas, rindo de si e acolhendo suas particularidades com maior naturalidade, enquanto neurotípicos percebem as semelhanças e desconstroem mitos.
A relevância do projeto transcende o entretenimento: as tiras de "Humor Azul" já são reconhecidas por sua capacidade de quebrar paradigmas. Prova disso é a aprovação recebida das Secretarias de Educação de Florianópolis e de Santa Catarina, que o consideram material paradidático. Dessa forma, a obra é empregada em salas de aula da rede pública, funcionando como ferramenta de conscientização sobre a inclusão social de pessoas com deficiência.
O sucesso se reflete também nos elogios de nomes importantes do universo dos quadrinhos, como Sidney Gusman e Mauricio de Sousa, e em depoimentos comoventes, como o de uma psicóloga escolar que relata como o livro abriu um canal de diálogo com um aluno que desconfiava ser autista.“O lançamento do livro "Humor Azul 2.0 – Um Autista na Empresa" ocorre no Centro Integrado de Cultura (CIC) e é uma oportunidade para conhecer o trabalho de Rodrigo Tramonte e celebrar a inclusão por meio da arte”, completa Andrea Monteiro, presidente do Instituto Autonomia - ONG proponente do projeto.
O projeto “Artistas Autistas: Humor Azul 2” conta com o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio Cultural das empresas: CSC Energia, Engeplanti e Palace Praia Hotel.
Rodrigo Tramonte
Nascido em Florianópolis em 1980, Rodrigo Tramonte é um cartunista e caricaturista com sólida formação e experiência. Ele é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e especialista em Produção Multimídia pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Sua trajetória profissional é marcada por participações em festivais renomados, como o Salão Universitário de Humor de Piracicaba (2003) e o Anima Mundi Web (2007 e 2008). Após atuar em agências de publicidade e empresas de material didático na capital catarinense, ele optou por uma carreira como freelancer, dedicando-se à ilustração no estilo cartoon para livros e quadrinhos, além de caricaturas ao vivo.
Aos 30 anos, em 2011, Rodrigo descobriu ser autista de alto funcionamento, o que antes era classificado como Síndrome de Asperger. Essa revelação impulsionou uma nova vertente em sua carreira: ele passou a colaborar com ONGs de apoio ao autismo, como o Instituto Autonomia, proponente do projeto, e a proferir palestras sobre o tema em todo o Brasil, desde 2013. Nesses encontros, Rodrigo compartilha como a arte o auxiliou a superar desafios em ambientes de estudo e trabalho. O cartunista também colaborou com cinco roteiros para o personagem André nas revistas da Turma da Mônica, evidenciando sua versatilidade e compromisso com a causa autista. Atualmente, Rodrigo também trabalha como assistente administrativo na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Palhoça, no setor de Educação Inclusiva.
Serviço
O quê: lançamento do livro "Humor Azul 2.0 – Um Autista na Empresa", de Rodrigo Tramonte.
Quando: sábado, 27 de setembro, às 17h
Onde: hall do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis
Quanto: entrada gratuita
Mais informações e atendimento à imprensa
Atré Comunicação Personalizada + Anima Comunicação Viva
Tai Rodrigues | tai@tairodrigues.com | 47 98864-3373
Carla Lins | carla@atrecomunicacao.com.br | 48 98836-2774



Comentários