top of page
Buscar

Desafio inédito de highline marca Treviso na rota do turismo de aventura de Santa Catarina

Recordista mundial Rafael Bridi realizou travessia no pico dos Dois Dedos, símbolo do município


Cercado pela beleza deslumbrante das encostas da Serra Geral, o recordista mundial de highline Rafael Bridi protagonizou um desafio inédito na cidade de Treviso, na região sul de Santa Catarina. O atleta catarinense fez a travessia entre os Dois Dedos, formação rochosa que é símbolo do município, percorrendo 77 metros de distância, a cerca de 30 metros de altura, sobre uma fita de apenas 2 centímetros de largura. O feito foi registrado em vídeo, lançado em cerimônia realizada nesta sexta-feira (1º), no Parque Bela Vista, em referência ao Dia do Turismo Ecológico. 



O desafio é parte de um projeto que busca colocar Treviso em destaque na rota do ecoturismo, evidenciando suas belezas naturais e seu potencial para os amantes de experiências ao ar livre. “O highline é uma ferramenta poderosa para impulsionar o turismo em locais ainda pouco conhecidos dos viajantes. Além de superar limites pessoais, essa travessia foi uma forma de inspirar outras pessoas a conhecerem de perto as belezas da região", afirmou o recordista, que também é sócio-fundador da Natural Extremo, empresa referência nacional em experiências de aventura, que oferece o Salto de Pêndulo e a Tirolesa de Bike na cidade Urubici, na serra catarinense.


A iniciativa foi promovida pela Associação de Turismo de Treviso (ANDAR), com organização do Instituto Alouatta, patrocínio da Cooperativa de Energia de Treviso (CERTREL), Fundição Treviso (FUNDITREL) e CRESOL – Cooperativa de Crédito, e apoio da Associação da Serra Geral de Montanhismo (ASGEM), da Pousada Santo Antônio e do Parque Bela Vista. “Esta travessia é um momento ímpar, que vem sendo esperado há anos”, destacou o presidente do Alouatta, Paulo Cadallóra. “Nossa meta principal é fomentar o ecoturismo e o turismo de aventura na região, como forma de geração de emprego e renda e como ferramenta de sensibilização para conservação. Somos vizinhos da Reserva Biológica do Aguaí, a segunda maior unidade de conservação de Santa Catarina. As ferramentas que podem despertar a atenção para um cuidado maior com a região fazem toda diferença”, completou Cadallóra.


Recordes mundiais

O atleta catarinense Rafael Bridi detém dois recordes mundiais de highline. A primeira vez em que marcou seu nome no Guinness Book foi em 2020, com a maior travessia de highline, 261 metros, dentro de um dos vulcões mais ativos no mundo, no Monte Yasur, na ilha de Tanna, em Vanuatu. A segunda vez, em 2021, foi na cidade de Praia Grande (SC), com o highline mais alto do mundo em relação ao solo – Bridi fez a travessia entre dois balões no ar, a 1.901 metros do chão.

bottom of page