top of page

Exposição “Terral” reúne Clara Fernandes e Rubens Oestroem na A.Galeria

  • Atré Comunicação
  • 9 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Mostra com curadoria de Marc Pottier propõe um percurso sensorial sobre Terra, vento e tempo, com obras em materiais orgânicos e reciclados


O espaço A.Galeria, em Florianópolis, dá início a mais uma exposição artística com a mostra “Terral”,  que aproxima o público de duas vozes fundamentais da arte catarinense contemporânea: Clara Fernandes (São Paulo, 1955, vive em Florianópolis desde 1983) e Rubens Oestroem (Blumenau, 1953, em Florianópolis desde 1985). Com curadoria de Marc Pottier e equipe da A.Galeria - coordenada por Sandra Makowiecky - a mostra articula esculturas-tapeçarias, pinturas, vídeos, objetos e esculturas em diálogo sobre a relação entre homem, natureza e tempo.


“Terral” nasce de um gesto curatorial simples e potente: trazer à mesma sala dois artistas que fazem da matéria viva o centro do processo poético, reativando paletas orgânicas, recicladas e minerais. Em Clara, a reinvenção da tapeçaria em peças tridimensionais, “impenetráveis” e em vídeo — como Amorphobia — cria paisagens de memória com urdiduras em poliéster, papéis, fibras, fios de metal e pigmentos vegetais e minerais (casca de café, barro, serragem), evocando ciclos de marés, erosões e ventos da Ilha. Em Rubens, grandes telas texturizadas e esculturas operam no limite entre pintura e relevo, com ecos das “Matériologies” de Jean Dubuffet, convertendo terra, argila e rugosidades em topografias pictóricas que tensionam permanência e passagem.



O título “Terral” condensa as duas forças em jogo: a Terra nutritiva e o vento que vem da terra para o mar. No litoral de Florianópolis, o terral organiza as ondas e alisa a superfície; na exposição, dá a geografia afetiva de matérias e gestos: superfícies tecidas por Clara deixam o ar atravessar; superfícies construídas por Rubens guardam o rastro do tempo e o desgaste da matéria. Em comum, ambos adotam economia de meios, recirculação de materiais e atenção ecológica, reposicionando a tradição do fazer artístico diante da urgência ambiental, sem abdicar da invenção formal.

A seleção contempla ainda esculturas de madeira de demolição pintadas e uma pedra deslocada do contexto original, um ready-made de memória que remete a cortes de rocha e transformações do território. Em Clara, a série de esculturas-tapeçarias e “impenetráveis” dialoga criticamente com a história da arte brasileira, mas desloca o público para um regime contemplativo e sensorial, no qual vento, fibra e cor tecem a experiência.


A mostra dá sequência ao programa da A.Galeria, que já recebeu as irmãs Milhazes, Luiz Zerbini e Daniela Busarello, e reafirma o compromisso da instituição com artistas-chave da cena catarinense e com uma pauta expositiva dedicada às interseções entre cultura e o vivo, em que a matéria não é tema, mas modo de estar no mundo.


Serviço

Exposição: TERRAL – Clara Fernandes e Rubens Oestroem

Curadoria: Marc Pottier

Equipe A.Galeria: Coordenação de Sandra Makowiecky; Paula Gargioni, Viviane Baschirotto, Roberta Tassinari e Luciane Garcez

Período de visitação: até  21 de março de 2026

Local: A.Galeria | Passeio Cultural Primavera - Rod. José Carlos Daux, 4150 – Primavera Office, 7º andar, Florianópolis (SC)

Funcionamento: terça a sábado, das 13h30 às 19h30 (exceto feriados)

Instagram: @passeiocultural.primavera

Comentários


Copyright © 2019 | Atré Comunicação Personalizada

bottom of page