Museus Virtuais leva o público ao universo de El Greco em sessão no dia 30 de junho
- Atré Comunicação
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Encontro gratuito, no Paradigma Cine Arte, conduz o público por uma visita virtual ao Museu do Prado, em Madri, e ao Museu El Greco, em Toledo
A próxima sessão do projeto Museus Virtuais será dedicada a um dos artistas mais originais da história da arte ocidental. O encontro ocorre na terça-feira, 30 de junho, às 19h30, no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis, com mediação do arte-educador Claudio Toscan.
Durante a atividade, o público será conduzido por uma visita virtual ao Museu do Prado, em Madri, que reúne importantes obras do pintor, e ao Museu El Greco, em Toledo, único museu da Espanha dedicado ao artista. A proposta é apresentar sua trajetória, sua produção artística e o contexto histórico que moldou sua obra.
Nascido na ilha de Creta como Doménikos Theotokópoulos, El Greco iniciou sua formação na tradição dos ícones bizantinos, aperfeiçoou-se em Veneza e alcançou reconhecimento na Espanha, especialmente em Toledo. Suas figuras alongadas, as cores intensas, a luminosidade dramática e a expressividade das composições tornaram sua pintura inconfundível e singular para a época.
Embora seu estilo tenha sido considerado incomum por muitos de seus contemporâneos, a obra de El Greco foi redescoberta séculos depois e passou a influenciar artistas e movimentos modernos, que encontraram em sua produção uma liberdade estética muito à frente de seu tempo.
Segundo Cláudio Toscan, a trajetória do pintor demonstra como algumas obras permanecem atuais justamente por desafiarem convenções. “Quando olhamos para El Greco, percebemos um artista que construiu uma linguagem muito particular. Suas figuras alongadas, a luz dramática e a força espiritual das obras criam uma experiência visual que ainda hoje provoca o olhar. É um pintor que nos ajuda a entender como a arte pode romper padrões e continuar relevantes séculos depois”, afirma.

O projeto Museus Virtuais busca aproximar o público da história da arte por meio de encontros gratuitos e mediados, que utilizam recursos audiovisuais para apresentar artistas, acervos e instituições culturais de diferentes períodos. A iniciativa é realizada pelo Instituto Maratona Cultural, com apoio cultural do Corporate Park Centro Empresarial e da IBAGY e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Serviço
O quê: Sessão “A arte de El Greco” - Projeto Museus Virtuais
Quando: terça-feira, 30 de junho
Horário: 19h30
Onde: Paradigma Cine Arte - SC-401, nº 8600, Sala 2, Bloco 8 Corporate Park, Florianópolis/SC
Entrada: Gratuita
Distribuição de ingressos: 1h antes da sessão, conforme disponibilidade da sala



Comentários