top of page
Buscar

Qual a diferença entre Salto de Pêndulo e Bungee Jump?

Atividades conquistam o coração dos amantes do turismo de aventura


O objetivo dos adeptos do turismo de aventura é sempre voltar para casa com a bagagem repleta de experiências inesquecíveis. E entre as modalidades que garantem os minutos intensos que valem uma viagem inteira estão o Salto de Pêndulo, também conhecido como Rope Jump, e o Bungee Jump. Embora ambas atividades envolvam a arte de saltar de pontos fixos a muitos metros de altura, há algumas características que diferenciam as duas práticas. 


O Salto de Pêndulo pode ser feito de uma ponte, plataforma elevada ou da beira de um penhasco, e o participante fica preso às cordas de segurança pela cintura e o peito, em uma espécie de cadeirinha. “A principal diferença está na dinâmica do movimento. Ao contrário do Bungee Jump, em que ocorre um vaivém elástico para cima e para baixo, o Salto de Pêndulo oferece uma sensação de maior liberdade”, descreve Allan Pinheiro, sócio-diretor da Natural Extremo, empresa responsável pelo Salto de Pêndulo na cidade de Urubici, na serra de Santa Catarina. No local, os visitantes saltam da beira de um canyon, ao lado de uma belíssima cachoeira, a 100 metros de altura, em queda livre, que pode chegar a 100 km/h. 


A fase final do Salto proporciona a mesma sensação que se tem ao brincar de balanço, pendulando para frente e para trás. A liberdade de movimento durante essa oscilação cria um momento especial. “É difícil descrever o Salto, tanto é que costumamos dizer que ‘só quem pula sabe’”, brinca Pinheiro.


Por outro lado, o Bungee Jump consiste em um salto de uma plataforma elevada com os tornozelos do praticante presos a uma corda elástica. A ação é seguida por uma série de movimentos de vaivém, em que a energia armazenada na corda proporciona uma sensação de flutuação e queda. Desta forma, é possível experimentar uma série de descidas e subidas controladas pela elasticidade da corda.

Ambas modalidades têm seu lugar cativo no coração dos amantes de aventuras. O que as une é a capacidade de proporcionar experiências transformadoras e a superação de limites pessoais a dezenas de metros do chão. 




Sobre a Natural Extremo

Fundada em 2018, em Santa Catarina, a Natural Extremo é especializada em atividades de aventura e soma mais de 13 mil Saltos de Pêndulo e mais de 5 mil travessias de Tirolesa de Bike. A unidade operacional da empresa fica dentro de uma área de mais de 3.000 m², no Parque Mundo Novo, a cerca de 8 quilômetros do centro de Urubici e a cerca de 180 quilômetros de Florianópolis, onde está localizada sua sede administrativa. Referência em turismo de aventura no país, a Natural Extremo recebe visitantes de todos os Estados brasileiros e já proporcionou momentos memoráveis para clientes de 60 países. O espaço da empresa em Urubici conta ainda com áreas de descanso e de diversão, incluindo a Teia Suspensa, destinada ao público infantil. 

Comments


bottom of page