Você tem ideia de quanto tempo leva e como é todo o caminho percorrido para que um travesseiro chegue até o ponto de venda? Na rotina do dia a dia, dezenas de produtos são produzidos e transportados de forma tão sistemática que não percebemos e nem temos ideia da quantidade de processos que precisam ser concluídos para que o produto chegue até o destino final.
A Altenburg, empresa quase centenária e líder no setor de cama e banho na América Latina, sempre se comprometeu em aprimorar seus serviços para garantir a qualidade dos produtos que oferece. Até pouco tempo atrás, toda a cadeia logística não era integrada e enfrentava muitos desafios, o que tornava o processo complexo e demorado. Por esse motivo, a empresa decidiu investir em tecnologia para otimizar os processos logísticos.
Conforme Willian Claudino, Analista de Logística de Distribuição, a empresa começou a buscar por softwares que pudessem otimizar os processos de entrega. “Tínhamos muita dificuldade de escolher a transportadora ideal para cada tipo de demanda, levando em consideração o custo, qualidade e tempo de entrega. Começamos uma busca por alguma empresa que pudesse nos ajudar no processo como um todo”, comenta Claudino.
A solução escolhida para atender a cadeia de necessidades da Altenburg foi a da Lincros, empresa de tecnologia para gestão logística de transportes, que tem atuação em todo território nacional. A nova tecnologia permite mais autonomia e escolha estratégica do frete e trouxe agilidade em toda a cadeia, desde o planejamento até a execução.
Desde então, segundo o coordenador de Logística de Distribuição da Altenburg, Clive Martins, a empresa obteve uma otimização de 50% no tempo dos processos de auditoria, e uma redução de cerca de R$ 30 mil/mês no custo do frete. Antes de utilizar as soluções Lincros, um analista poderia levar o dia inteiro conferindo cada fatura a ser paga. Com a plataforma, o processo se tornou automatizado, sendo que o analista atua apenas em casos onde existe alguma divergência. “Antes de escolhermos a Lincros, demorávamos muito tempo para escolher uma transportadora, despachar o material, adicionar nota fiscal, fazer conferência do faturamento e ainda conseguir dar um retorno para o cliente sobre o acompanhamento da mercadoria. Com as soluções, todas essas informações estão integradas e acessíveis, enquanto o time se empenha em atividades mais estratégicas”, comenta Clive. “Só para ter ideia, já no 1º dia útil do mês sabemos o resultado do mês anterior - sem precisar esperar pelos lançamentos contábeis -, isso agiliza muito a tomada de decisão para o mês que se inicia”, completa.
Para o CEO da Lincros, Gilson Chequeto, as soluções têm o grande diferencial de terem sido construídas em parceria com os clientes. “A Altenburg acreditou na Lincros desde o primeiro momento, e grande parte das soluções foram construídas em conjunto com eles e outros clientes. Hoje nossa plataforma está mais robusta, atende processos de captação de propostas e escolha dos melhores transportadores para cada tipo de mercadoria, auxilia no acompanhamento de entregas e auditora o pagamento desses fretes. Além disso, passa por processos de planejamento de rotas, gerenciamento da equipe de entregas e controle da cadeia de transportes. Todos os documentos necessários também são administrados dentro da plataforma”, destaca.
Gilson enfatiza ainda que para embarcadores e transportadores que precisam ter gestão eficiente da operação logística de transportes, a plataforma Lincros oferece visibilidade total e em tempo real da operação de transportes e controle unificado de informações - desde a negociação do frete à entrega no destino final. A Lincros conta com profissionais qualificados e com expertise em logística para garantir eficiência em operações complexas. Além disso, todas as aplicações tecnológicas são utilizadas 100% na nuvem.