top of page
Buscar

Loft: conforto, conexão e modernidade em um só ambiente

Projeto assinado pela 3P Studio fica localizado em Florianópolis

Ideias simples e funcionais tem caído no gosto de quem vive na correria da cidade grande. Para morar, o loft é um símbolo de modernidade, que reúne um estilo mais dinâmico, prático e descolado, sem dispensar o conforto. Em Florianópolis, um espaço de 37 metros quadrados foi transformado em um loft urbano, repleto de conforto e integração, através de recursos tecnológicos.

O projeto Loft 505, realizado pelo escritório de arquitetura e interiores 3P Studio, também de Florianópolis, transmite funcionalidade e integração em cada detalhe. De acordo com a arquiteta Aline Pires, um dos nomes à frente do projeto, ao lado das sócias Julia Prado e Natália Prates, o loft foi pensado para abrigar um casal e seus dois gatos. “A ideia desse projeto foi oferecer um ambiente para que, mesmo em um espaço reduzido, os moradores pudessem se sentir mais próximos, mais conectados”, disse Aline.

Detalhes que fazem toda a diferença

Na área social, a geometria do projeto se destaca pela relação de dois blocos, um de madeira e o outro de cimento, que se formam a partir dos revestimentos que cobrem paredes, piso e teto. “O encontro desses blocos é marcado pela luz indireta e pelo revestimento hexagonal, que propõe uma desconstrução das linhas retas do projeto. Os blocos também auxiliam na setorização visual desses ambientes”, explica Julia Prado.

Sobre a cor, o azul Grécia destacado na porta de entrada e no painel que esconde o acesso ao banheiro contrasta e interrompe as cores sóbrias que predominam em todo o loft. O tom de azul especificado carrega uma memória afetiva desse casal viajante. Julia Prado explica que, como a tecnologia é muito presente na vida do casal, soluções como piso aquecido, Google Home, fechadura de acesso remoto e fita de LED com comando de voz foram incorporadas ao projeto.

Dormitório: o coração do projeto

A arquiteta Natália Prates destaca que no dormitório o espaço foi otimizado, integrando o criado mudo à parede com a criação de um nicho embutido. “O bloco de madeira volta nesse ambiente abraçando a cabeceira e os criados mudos, como uma forma desconstruída do bloco presente na cozinha. Duas grandes portas de espelho ampliam o ambiente e camuflam não apenas o roupeiro, mas também uma área de trabalho, que, por possuir rodízios, pode ser removida e descolada para outro espaço do quarto”, explica Natália. A bancada de home office ainda foi projetada para ter sua altura alterada e permitir que o cliente trabalhe em pé ou sentado na poltrona, que ocupa um charmoso canto na entrada do dormitório.

A integração do dormitório com a área social ocorre através de portas deslizantes em metal com vidro branco - para o dormitório - e espelho - para a cozinha. A mesma estética de esquadria foi utilizada na porta que dá acesso à área de serviço, mas desta vez com um vidro canelado para permitir a passagem de luz natural. A pequena área foi aproveitada com mobiliário projetado especificamente para cada utensílio que os clientes possuíam. O tanque em Corian branco contrasta com a marcenaria preta e se comunica com o revestimento hexagonal que se espalha pela parede, assim como na cozinha.

Conforto também para os pets

O loft também é o lar de dois gatos, fazendo o projeto ganhar detalhes pensados para eles. Como um quadro em tecido para arranhar as unhas e um banco na sacada que na verdade abriga a caixa de areia para suas necessidades. Nesse banco também foi projetada uma fonte, para que eles pudessem beber água fresca e corrente. Ainda na sacada, um jardim vertical possui vários temperos para deixar o ambiente aromatizado e vivo.

Fotos: Rafael Ribeiro

bottom of page