top of page
Buscar

Arte de rua é inspiração para um ambiente de bar

Projeto arquitetônico de gastrobar em Florianópolis alia simplicidade e conforto

Muito mais do que um lugar para fazer refeições, atualmente as pessoas buscam espaços que proporcionem experiências – que começam pelo ambiente e atendimento e, claro, terminam na gastronomia. Pensando em oferecer uma experiência completa aos seus clientes, o projeto do Ferro Gastrobar, em Florianópolis, assinado pela 3P Studio, foi inspirado na arte de rua, aliando

simplicidade ao conforto.

O espaço reúne gastronomia, cervejaria e coquetelaria, em um ambiente democrático e despretensioso. Segundo a arquiteta Aline Pires, a arte norteou o projeto para criar diferentes ambientes em um mesmo lugar, setorizando em lounge, cervejaria, cozinha, salão, estar, bar e pátio. “Cada um com identidade e expressão de acordo com o uso, permitindo assim que solteiros, casais, grupos, introspectivos e comunicativos, todos, se sintam à vontade”, explica Aline, sócia da 3P Studio. Com essa ideia de conexão com a arte de rua, os espaços ganharam nomes populares: a cozinha se chama “Rango”, a choperia ficou “Birita”, o ambiente de estar foi nomeado “Cafofo” e o bar atende por “Beco”.

Particularidades conectadas com a marca

Para a arquiteta Natália Prates, foi preciso construir um ambiente em sintonia com a marca. “O ambiente traduz nos materiais a força da marca: a brutalidade do ferro e a receptividade que a comida em uma panela de ferro pode proporcionar”, comenta. Na cozinha, o “pulmão” da casa, predominam as cores cinza e branco, criando um ambiente minimalista, onde o destaque é o preparo dos pratos na cozinha aberta - separada do salão apenas por um balcão. “A ideia é evidenciar a experiência, integrando os ambientes. A cozinha aberta gera um conforto extra para o cliente, que vai se sentir em casa", comenta Julia Prado, sócia na 3P Studio.

O grafite presente no salão

O salão contrasta com os demais ambientes, com cores intensas nas paredes e no teto, complementadas por grafites de artistas plásticos, evidenciando a atmosfera de arte de rua. Na circulação do salão, lacunas emolduradas são na verdade quadros transportados para as paredes, unindo pela arte os três principais pilares do Ferro: gastronomia, cervejaria e coquetelaria.

Fotos: Mariana Boro

bottom of page