top of page
Buscar

Cozinha da Rê: muito além de um lugar para preparar as refeições

A 3P Studio assina reforma de cozinha em Florianópolis; e o resultado é surpreendente

Para muitas pessoas, a cozinha até pode ser um espaço apenas para o preparo das refeições; já para outras o ambiente ganha ainda mais relevância, se tornando um lugar aconchegante e propício para reunir amigos e familiares. E há, ainda, quem considera a cozinha o ambiente mais especial da casa, um lugar que se torna palco de grandes momentos, como é o caso da Regina, moradora do bairro Jurerê Internacional, em Florianópolis.

Regina, apaixonada pela produção de pães artesanais, reúne em sua cozinha o amor pelo preparo dos alimentos e a paixão por compartilhar conhecimento, seja com amigos ou em cursos didáticos sobre preparos de pães e focaccias. Por isso, na hora de reformar a sua cozinha de 42 metros quadrados, ela já sabia que características não poderiam faltar no espaço: receptivo, acolhedor, funcional e integrado.

A Cozinha da Rê, projeto assinado pela 3P Studio, escritório de arquitetura e design de interiores de Florianópolis, tinha como premissa a sustentabilidade e o reaproveitamento de peças já existentes - como as bancadas de pedra ardósia, o revestimento quadriculado e o forno à lenha revestido com cimento queimado vermelho.

Das refeições do dia a dia ao local de trabalho

Segundo a arquiteta Aline Pires, o projeto de reforma buscou atender às necessidades da cliente, que queria receber a família para refeições informais e também seus alunos, em uma estação adequada para o trabalho.

Natália Prates, também arquiteta na 3P Studio, explica que a cozinha original era feita com caixaria da própria obra e era muito escura. ‘Um dos nossos objetivos era deixar o ambiente mais claro e mais funcional. Criamos uma janela, colocamos vidro fixo para entrar iluminação natural e pintamos o forro de madeira de branco. A funcionalidade ficou por conta da marcenaria projetada, com cada coisa tendo seu lugar apropriado”, explica Natália.

O uso da cor verde nos armários permitiu o contraste com os tons de madeira existentes no ambiente e com o vermelho do forno à lenha. As estruturas metálicas no alto do forno, na lateral da geladeira, e junto à mesa e o vidro fixo, trazem a funcionalidade estética para dentro da cozinha, com uma pitada industrial desejada pela cliente, já que a cozinha também é o seu lugar de trabalho.

Regina também buscava versatilidade, por isso, segundo Aline Pires, foram colocadas portas de correr com vidro canelado, permitindo à cliente possuir uma cristaleira - para abusar da criatividade nas composições estéticas com louças, decoração, livros e plantas, ou até mesmo esconder peças que não gostaria de deixar tão visíveis aos visitantes.

A bancada e sua versatilidade

A bancada em madeira junto ao forno à lenha possibilita refeições rápidas no dia a dia, ou também serve como um aparador para jantares mais elaborados, integrados com a sala de jantar. Além disso, a cliente utiliza para cursos didáticos para preparos de pães e focaccias. A bancada é iluminada por uma prateleira suspensa que é contínua ao móvel ripado da sala de TV, integrando os ambientes com a cozinha.

Abaixo da escada foi criada uma área de estar: um ninho com almofadas, ótimo para permanecer horas ao lado do calor do forno, com uma taça de vinho em mãos e pãezinhos assados na hora.

bottom of page