Empresas apostam em cartões de bandeira própria para fidelizar e entregar mais benefícios aos consumidores
Há alguns anos, não muito tempo atrás, era comum ouvir falar de crediário através de “carnê”, quando a loja abria um crédito próprio, às vezes informalmente, e mensalmente o cliente pagava as suas prestações. Hoje, o cartão de crédito ganha o cenário do crediário e abre a possibilidade de parcelamento - e outros benefícios. Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) aponta que as compras com cartão cresceram 18% e somaram R$ 850 bilhões somente no primeiro semestre de 2019, o que comprova um aquecimento na economia do Brasil e no poder de compra do brasileiro. Ainda conforme a ABECS, a região que mais realizou transações com cartão de crédito no ano passado foi a região Sudeste com 62,8%, seguida da região Sul com 14,2%.
Para atrair mais consumidores, cada vez mais empresas no Brasil têm adotado cartões de marca própria, conhecidos como “private label”. São cartões de crédito com ou sem bandeira e que estampam a marca da rede. Geralmente, funcionam apenas em um estabelecimento específico e têm o propósito de facilitar as compras dos clientes. Pensando em alavancar as vendas e fidelizar o seu cliente, o cartão da própria loja pode oferecer desde o parcelamento das compras, descontos em produtos ou até benefícios vinculados, como planos odontológicos e seguros. Para o economista e Conselheiro da Ordem dos Economistas de Santa Catarina, Luiz Henrique Belloni Faria, os avanços positivos na área, como o cartão exclusivo de lojas, impulsionam o mercado, a indústria e os serviços, pois a velocidade na rotatividade da moeda é fator preponderante para o desenvolvimento econômico. “Esse tipo de exclusividade torna passível a oferta de mais vantagens aos usuários, pois o efeito representa uma significativa redução na customização do produto crédito. Ganha também o implantador já que a oferta e a atração das vantagens agem positivamente na quantificação dos usuários denominados fiéis”, completa Belloni, reiterando que a utilização do crédito torna a vida do consumidor mais prática, assumindo, inclusive, papel de aliado quando usado da maneira correta e consciente.
Atacadista comemora adesão
O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, com 26 lojas em Santa Catarina, já oferece desde 2019 aos clientes o seu cartão exclusivo, o Vuon Card, que, além de descontos exclusivos em alguns itens, oportuniza o parcelamento das compras em até 10 vezes em produtos selecionados. Nesta época, por exemplo, os itens para Páscoa, como chocolates, pescados, azeites e vinhos e toda a linha de bazar podem ser parceladas em até 10 vezes sem juros, com parcela mínima de R$ 15,00. Segundo o gerente de marketing do Fort Atacadista em Santa Catarina, Leandro Hommerding, o Vuon foi muito bem recebido pelos clientes da rede e também por quem ainda não comprava no Fort - em função da falta de opção de crediário. "A adesão em Santa Catarina tem sido ótima. O cliente percebe na hora de pagar que realmente economizou ainda mais, graças ao preço especial para clientes Vuon em muitos itens nas lojas”, comenta Leandro.
O empresário Fernando Henrique Tristão Wunderlich, de 33 anos, morador de Florianópolis, conta que antes fazia suas compras sempre no dinheiro, e admite que às vezes a quantidade de itens na hora da compra ficava limitada, refém do pagamento à vista. “Resolvi solicitar o cartão e logo consegui um bom limite; me senti mais à vontade para fazer as minhas compras, sabendo que tenho mais prazo para pagar e até mesmo a opção de parcelar as compras. Acho a ideia incrível, todos os estabelecimentos deveriam adotar”, comenta Fernando.
Benefícios além do crédito
O Vuon Card oferece, também, planos odontológicos com cobertura nacional e seguros sobre acidentes, invalidez permanente, perda de renda por desemprego involuntário e até morte. Conta ainda com a assistência básica 24 horas, que oferece ao usuário serviços para residência, como encanador, chaveiro e eletricista. O aplicativo gratuito disponível na App Store e Google também facilita o suporte ao cliente, possibilitando inclusive o pagamento da fatura online.