Arte urbana transforma espaço da AEBAS Frei Damião, em Palhoça
- Atré Comunicação
- há 6 horas
- 2 min de leitura
Instituto Pedra Branca promove ação com artista Rhuan Santo,que inclui oficinas com crianças e criação de mural coletivo
O Instituto Pedra Branca realiza uma ação que une arte urbana e educação na AEBAS – Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social, unidade Frei Damião, em Palhoça. A iniciativa, que será realizada agora em outubro, conta com a participação do artista visual Rhuan Santo e inclui oficinas criativas com crianças e a criação coletiva de um mural de graffiti.
Com participação do artista visual Rhuan Santo, reconhecido por sua trajetória nas artes urbanas e em projetos socioculturais no Brasil e na Europa, a iniciativa tem início dia 23 de outubro, com um workshop de arte urbana voltado às crianças atendidas pela AEBAS, incentivando a expressão, a sensibilidade e o olhar sobre o território em que vivem. A partir de 28 de outubro, terá início a pintura colaborativa de um dos muros da instituição, que será transformado em uma obra coletiva de graffiti idealizada por Santo e realizada ao lado de outros cinco artistas convidados.
A proposta nasceu do desejo do artista de aproximar arte e comunidade, encontrando na AEBAS Frei Damião um espaço fértil para essa conexão. O Instituto Pedra Branca atuou como articulador da ação, promovendo o encontro entre o artista e a instituição.

Além das oficinas e da intervenção, a iniciativa contará com a produção de um documentário exclusivo, realizado pelo Instituto Pedra Branca, que registrará todas as etapas do projeto, do workshop à finalização do mural. A ação tem ainda o apoio da empresa Tintas Oliveira, responsável pela doação dos materiais utilizados.
“Mais do que uma intervenção urbana, o projeto é um exercício de pertencimento, coletividade e transformação social. Ao valorizar a potência criativa de Santo e promover o encontro entre arte e infância, a iniciativa reforça o papel da cultura como ponte entre pessoas, territórios e histórias”, destaca destaca Aline Rocha, do Instituto Pedra Branca.
Sobre o artista
Santo (Rhuan Santo) é artista visual, originário do graffiti e das ruas, em atividade desde 2006. Com trajetória marcada por exposições no Brasil e na Europa e murais espalhados dentro e fora do país, construiu uma linguagem própria que combina expressão urbana, realismo e neoexpressionismo.
Sua obra dialoga com marcas, empresas, artistas e atletas, sempre carregando a força da cor e do gesto como ferramentas de transformação. Sócio-fundador da Galeria Vento e integrante do coletivo de graffiti Contato Imediato, acredita no poder da arte como semente que se espalha e continua no outro: “Essa arte não termina aqui, ela continua em você”. Para Santo, a mensagem é tão valiosa quanto o resultado final, uma experiência estética que não se encerra na parede, mas se prolonga na vida de quem a atravessa.
Mais informações e atendimento à imprensa
Anima Comunicação Viva + Atré Comunicação Personalizada
Comentários