top of page

Verão: destinos de ecoturismo e aventura para aproveitar o Brasil ao ar livre

  • Atré Comunicação
  • há 4 horas
  • 3 min de leitura

Viagens curtas, água, natureza e experiências ativas impulsionam a temporada mais quente do ano


Com as altas temperaturas e a busca crescente por experiências ao ar livre, o verão consolida o turismo de natureza e aventura como uma das principais escolhas dos viajantes brasileiros. Atividades em rios, lagoas, trilhas e áreas preservadas ganham força entre quem procura refrescar o corpo, sair da rotina urbana, fugir das praias lotadas e viver experiências mais ativas durante a estação.


Cresce a procura por roteiros que combinam contato com a natureza, segurança operacional e integração com comunidades locais, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). O verão reforça uma tendência já observada nos últimos anos: a busca por experiências ao ar livre que unam lazer, atividade física e contato com ambientes naturais. 

Rios, lagoas, cachoeiras e trilhas se tornam protagonistas da temporada, oferecendo alternativas ao turismo urbano e de praia tradicional, com impacto positivo para as economias locais e na valorização de áreas naturais brasileiras.


Para esta temporada, a associação destaca operações de associados que oferecem atividades em diferentes regiões do país, que atendem os principais requisitos de segurança estabelecidos para garantir um passeio divertido e com a certeza de uma experiência conduzida por quem segue boas práticas.


Cerrado, rios e cachoeiras em Goiás

No sudoeste goiano, a cidade de Mineiros é base para as atividades da Trilhas do Cerrado, que atua com roteiros de trilhas, cachoeiras, boia-cross, rafting e passeios em áreas próximas ao Parque Nacional das Emas.

Durante o verão, os roteiros priorizam atividades aquáticas e trilhas com acesso a quedas-d’água, aproveitando o período de maior volume dos rios e a paisagem mais verde do bioma Cerrado. As experiências atendem desde famílias até grupos que buscam desafios moderados em meio à natureza.


Cachoeiras e cânions no Paraná

Em Jaguariaíva, nos Campos Gerais do Paraná, a Adventurous Friends opera dois passeios que chama de aquatrekking - percursos em chão de floresta, com trechos de rocha arenítica no leito de rios em meio a cânions. 

No complexo do Parque Estadual do Vale do Codó, o visitante percorrerá um caminho em meio a paredões de até 70 metros de altura do cânion da cachoeira Véu de Noiva, no chamado Aquatrekking do Lago Azul. Já na Chácara São João, em um caminho  com desafios diferentes e paredões de 50 metros de altura, chega-se às cachoeiras Malvinas e Secreta.

A operação inclui equipamentos de segurança, instrução prévia e acompanhamento de condutores especializados. O município tem fácil acesso e fica a 225 km de Curitiba ou 390 km de São Paulo capital.



Aventura e rios perto de São Paulo


A apenas 70 quilômetros da capital paulista, Juquitiba é um dos principais polos de turismo de aventura do estado. A empresa Rio Abaixo Aventura oferece atividades como rafting, caiaque, stand up paddle e trilha em áreas de Mata Atlântica preservada.

No verão, a programação é voltada principalmente para esportes aquáticos, aproveitando as temperaturas elevadas e o Rio Juquiá. A estrutura atende desde iniciantes até praticantes que buscam experiências mais intensas, sempre com acompanhamento técnico e equipamentos certificados.


Cultura, lagoa e tradição no Pontal da Barra (AL)

Às margens da Lagoa de Mundaú, em Maceió, o bairro do Pontal da Barra reúne paisagem, cultura e modos de vida tradicionais. A operadora MaçaiOK desenvolve roteiros que combinam passeios de barco pela lagoa, visita a comunidades de pescadores, ida ao Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, símbolo da luta e da liberdade do povo negro no Brasil, e contato com as rendeiras do filé, técnica artesanal reconhecida como patrimônio cultural.

Durante o verão, os passeios priorizam horários de menor calor e atividades na água, permitindo ao visitante conhecer o ecossistema lagunar e a relação histórica da população local com o território. O roteiro inclui paradas para banho, observação da fauna e vivências culturais guiadas por moradores.

Saiba mais: macaiok.com


Sobre a Abeta

Criada em 2004, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Atualmente, são 120 empresas com sedes em 20 Estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de turismo, ecoturismo e turismo de aventura. Dentro do seu escopo de atuação, a Abeta possui um calendário de eventos e projetos, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento no segmento. Dentre os destaques quando o assunto são encontros voltados aos profissionais do setor estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit, que a cada ano ocorrem em cidades diferentes, como forma de reforçar a riqueza natural do país para o turismo. 

Comentários


bottom of page