Catarinense Tanira Menezes uniu talentos e hoje se destaca como diretora de arte
Trabalhar o olhar e torná-lo único. Olhar para marcas e entender como elas podem se comunicar de forma verdadeira e próxima com cada um de seus clientes. Acreditando nestes valores e nestes diferenciais, a arquiteta catarinense Tanira Menezes uniu seus múltiplos talentos a um bom gosto ímpar para migrar de carreira e hoje destaca-se como diretora de arte.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tanira sempre foi apaixonada pela arquitetura e orgulha-se de ter atuado em escritórios renomados, além de ter o seu próprio. Em 2018, durante uma temporada de cursos em Nova York, a já versátil profissional decidiu fazer um curso de Gastronomia Plant Based e alguns no Natural Gourmet Institute, experiências que abriram portas para que trabalhasse em restaurantes estrelados como o do chef Jean-Georges, em Nova York, e San Sebastian, do chef Martin Berasategui, na Espanha, e dos chefs David e Anna Posey, em Chicago. “Devido ao alto grau de refinamento, sofisticação, uso de ingredientes de forma criativa e contemporânea, eu sempre enxergava uma similaridade entre esses dois mundos, arquitetura e gastronomia. A criação de cada prato, a criação de cada projeto, definição de cada ingrediente, de cada material, composição dos elementos, estudo das cores e texturas, tantas similaridades”, destaca Tanira.
Foi neste momento que a até então arquiteta se viu atuando em produções de food stylist e fotografia gastronômica e começou a ganhar mercado, marcando presença em campanhas cada vez maiores. “Desde então, meu trabalho foi evoluindo e adaptando de food stylist, fotografia de gastronomia para ser diretora de arte, atuar na direção e produção geral de audiovisual. Hoje em dia trabalho com produções de campanhas em todas as áreas, não somente gastronomia”, relembra. Entre as marcas e projetos de destaque, está a produção de um livro de gastronomia com o chef Diego Lozano e o fotógrafo Mazza Canteras; e participar de campanhas de lançamento para grandes empresas como Electrolux, Fischer, Havaianas, Sensodyne, Yuper, Malwee, Rampinelli e outras mais.
Olhar apurado e alinhado com as tendências
Para Tanira, ter um olhar único para cada um dos produtos e dos clientes exige muita dedicação, muito estudo e muito trabalho, afinal, de certa forma, todas as áreas em que atua possuem a mesma essência, a mesma base. “As tendências que vemos nas passarelas de moda, encontramos também nos projetos e detalhes de arquitetura, e nos empratamentos na gastronomia, por exemplo. O estudo de áreas diversas ajuda a ampliar o olhar, ver de diferentes formas e perspectivas, abrindo o leque para novas possibilidades e tornando mais rica a construção do nosso olhar, da nossa forma de pensar e criar”, completa.
Um outro ponto de destaque e que, certamente, diferencia Tanira no mercado é a habilidade de ser uma profissional multidisciplinar. Afinal de contas, o olhar do consumidor mudou e segue mudando rapidamente com toda a evolução tecnológica que vivemos e no qual o mundo é cada vez mais visual. “Hoje em dia vejo que quanto mais interdisciplinares formos, melhor é o resultado final. Afinal, para conseguir vender uma ideia, um produto, uma experiência é necessário muita estratégia, planejamento e qualidade na forma de mostrar e se apresentar. E com isso, ampliamos as maneiras de poder tocar nosso consumidor e emocionar nossos clientes”, diz.
Conheça mais sobre Tanira Menezes no https://taniramenezes.com
Comments