Assessores de investimentos

Mercado financeiro no Brasil demanda cada vez mais assessores de investimentos

Há mais de 17 mil assessores de investimentos no Brasil, o que corresponde apenas 5% das pessoas que investem, indicativo de que o mercado de trabalho para essa profissão tem potencial de crescimento


Com as mudanças constantes na economia, e por vezes a baixa rentabilidade nos meios tradicionais de investimentos, as pessoas têm, cada vez mais, buscado outras opções para investir. E, com tantas possibilidades, muitas sedutoras e com promessas impraticáveis, o papel do profissional de assessor de investimentos tem se tornado indispensável, principalmente pela segurança. Segundo o Anuário de 2021 da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord), há mais de 17 mil assessores de investimentos no Brasil, um aumento de 50% em relação a 2019.


Para o sócio e fundador da Liberta Investimentos - empresa credenciada à XP, Alexandre Wolwacz (conhecido como Stormer), a profissão de assessor de investimentos é muito promissora e se destaca como a profissão do futuro. “O assessor de investimentos estuda muito para poder mostrar as melhores alternativas de investimentos conectadas com o perfil de cada pessoa, minimizando os riscos e aumentando a probabilidade de bons ganhos. Apesar da demanda alta, ainda faltam pessoas com formação para atuar nesta área”, destaca Stormer.


Vida longa ao assessor

Em março deste ano, com a sanção presidencial da MP 1.072/21, agora Lei 14.317, o agente autônomo de investimentos passou a ser reconhecido como assessor de investimentos. De acordo com o Superintendente da Associação Brasileira dos Agentes Autônomos de Investimentos, Francisco Amarante, a partir da nova Lei, todas as pessoas jurídicas passaram a ser de assessoria de investimentos e não mais de agentes autônomos de investimentos, que deixarão de existir. “Isso exige alterações contratuais, além de que o assessor está restrito a fazer indicações de produtos aos investidores, apenas da instituição a qual representa o papel de preposto, respeitada as limitações de risco e aderência desse investidor aos produtos ofertados. O maior ativo de um assessor é o cliente e que para essa relação perdurar, o quesito confiança está em primeiro lugar”, destaca Amarante.


Um exemplo de sucesso no mercado de investimentos é o jovem Adriel Espindola, de 25 anos, formado em engenharia mecânica, mas que ao final da graduação já sabia que queria atuar com investimentos. “Eu tinha uma expectativa em relação ao curso de engenharia mecânica, e isso foi mudando muito ao longo dos anos, a realidade não atendia mais o que eu desejava naquela área. Foi ao final do curso, por influência de familiares e amigos que investiam no mercado financeiro, procurei saber mais sobre a profissão de assessor de investimentos. Passei por outra assessoria antes da Liberta, mas foi aqui, que hoje no meu segundo ano na casa, posso dizer que cresci de verdade. A Liberta cresceu muito, e assim por eu estar junto, na mesma luta, evolui bastante também. Essa expansão reflete numa carteira maior e melhor de clientes, e consequentemente reflete numa tranquilidade financeira para as minhas conquistas pessoais”, comenta Espindola.


Já para Gabriel Garbini Strelow, de 28 anos, dois deles dedicados à profissão de assessor de investimentos, atuar nessa área é muito gratificante, ainda mais ele que esteve do outro lado como investidor durante seis anos, e depois tornou-se um profissional do mercado de investimentos. “O que mais me chamou a atenção na área foi a possibilidade de me desenvolver profissionalmente. Como Engenheiro, trabalhei durante três anos em uma multinacional americana onde o plano profissional era muito engessado. Como o mercado financeiro brasileiro está em uma fase inicial, principalmente comparado com países desenvolvidos, identifiquei a oportunidade de alavancar minha carreira e não pensei duas vezes antes de começar”, comenta Strelow.


Ele diz ainda que encontrou na Liberta Investimentos o local ideal para se desenvolver. “Comecei na empresa como Assessor de Mesa Digital assessorando cinco milhões em recursos. Após dois anos e duas promoções, já faço a assessoria de mais de R$ 100 milhões. Não tenho a menor dúvida que estamos apenas no começo e que o futuro é extremamente promissor. Atuar como Assessor de Investimentos é aliar a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar e o prazer de ajudar os brasileiros a investirem melhor”, finaliza Strelow.


Oportunidade para ingressar na profissão do futuro


Atualmente, a Liberta Investimentos conta com uma equipe de mais de 200 profissionais e já se prepara para aumentar seu número de assessores. Neste ano de 2022, lançou o Programa Academia Liberta, que oportuniza que pessoas interessadas em atuar como assessor de investimentos possam ter capacitação, treinamentos com grandes nomes do mercado, vivência da rotina de assessor e espaço para atuar na área.


Depois do sucesso da Academia Liberta Porto Alegre, as vagas da Academia Liberta Balneário Camboriú estão abertas e são limitadas. Os interessados, que possuem perfil comercial e que tenham vontade de atuar no mercado financeiro, podem se inscrever até o dia 12 de agosto . O programa terá duração de um ano e inicia no dia 29 de agosto.


Sobre a Liberta Investimentos

A Liberta Investimentos está há 21 anos no mercado, possui mais de 15 mil clientes investidores e mais de R$ 3,5 bilhões de reais assessorados. Possui nomes de referência no mercado como Fernando Ulrich, Leandro Ruschel e Alexandre Wolwacz (conhecido como Stormer). Sua matriz está localizada em Porto Alegre, e as filiais em Balneário Camboriú (SC), Campo Bom, Pelotas e São Sebastião do Caí, todas no Rio Grande do Sul; Campinas e Lençóis Paulista, ambas no estado de São Paulo; e Fortaleza (CE).