top of page

Primeiro encontro nacional das Reservas de Surf ocorre em Florianópolis

  • Atré Comunicação
  • há 48 minutos
  • 2 min de leitura

Reunião inédita reúne representantes das quatro Reservas Nacionais de Surf oficialmente reconhecidas no país para fortalecer a governança e a conservação da costa brasileira.


Florianópolis sediará, no dia 15 de dezembro, um marco na gestão ambiental costeira no Brasil. A Reserva Nacional de Surf do Moçambique receberá o 1º Encontro da Rede Brasileira de Reservas de Surf, durante o evento “Reservas de Surf Brasil – Diálogos sobre Cidadania Ambiental e Conservação da Costa”.


Pela primeira vez, representantes das quatro Reservas Nacionais de Surf oficialmente reconhecidas: Itamambuca (SP), Francês (AL), Regência (ES) e Moçambique (SC) estarão reunidos em um formato estruturado de cooperação que visa consolidar um espaço permanente de troca de experiências, governança participativa e fortalecimento institucional.


O encontro tem como objetivo difundir o conceito de Reservas de Surf como instrumento colaborativo de proteção da zona costeira, de integração comunitária, de valorização das culturas locais e de promoção de políticas públicas alinhadas à sustentabilidade. Também pretende ampliar a visibilidade das iniciativas de gestão socioambiental que já vêm sendo conduzidas nos territórios reconhecidos.


A programação terá início às 17h30, com acolhida e abertura, seguida da exibição de minidocumentários sobre as Reservas Nacionais de Surf. Às 19h, uma mesa institucional marca oficialmente o início dos trabalhos da Rede, que será seguida de uma roda de conversa aberta ao público. Serão debatidos temas como cidadania ambiental, participação social, educação ambiental, economia do surf, planejamento e conservação costeira.


O evento é realizado pelo Instituto APRENDER Ecologia e pelo Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS). O PBRS, idealizado e coordenado pelo Instituto, tem como missão reconhecer, valorizar e conservar ondas icônicas e seus ecossistemas de surf ao longo do litoral brasileiro. A Conservação Internacional (CI-Brasil) participa como parceira estratégica no âmbito do projeto Ondas da Conservação.


Crédito da foto: MARCIO MORTARI
Crédito da foto: MARCIO MORTARI


Serviço

Evento: Reservas de Surf Brasil – Diálogos sobre Cidadania Ambiental e Conservação da Costa

Data: 15 de dezembro

Horário: Início às 17h30

Local: Pousada Ilha Náutica – Reserva Nacional de Surf do Moçambique, Florianópolis (SC)



Sobre o Instituto APRENDER Ecologia - Fundado em 2000, o Instituto APRENDER Ecologia é uma associação civil com sede em Florianópolis que atua em redes colaborativas e tem visão sistêmica, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Idealizou e coordena o Programa Brasileiro de Reservas de Surf, responsável pelo reconhecimento das quatro Reservas Nacionais de Surf tituladas em 2025: Itamambuca (SP), Francês (AL), Moçambique (SC) e Regência (ES).

Sobre a Conservação Internacional (CI-Brasil) - A Conservação Internacional (CI-Brasil) é uma organização sem fins lucrativos que utiliza ciência, política e parcerias para proteger a natureza da qual as pessoas dependem. Está presente no Brasil desde 1990 e integra um movimento global que atua em mais de 30 países. Mais informações: www.conservacao.org.br

Comentários


Copyright © 2019 | Atré Comunicação Personalizada

bottom of page